A Delicada Pavlova


Fiz pavlova pela primeira vez há relativamente pouco tempo, contudo é impossível não ficar encantada com esta sobremesa, de textura crocante por fora e macia por dentro, elevada pelo creme e frutos que se utilizam. Um verdadeiro manjar dos Deuses!
A origem da pavlova remonta ao sec. XIX, havendo discórdia quanto ao seu país de origem, com Austrália e Nova Zelândia a reinvindarem a sua autoria, embora concordantes com o fato de o terem criado em homenagem à bailarina Anna Pavlova. Conflitos de autoria à parte, o certo é que este doce merece destaque e estar nas nossas mesas.
Desta vez fiz mini pavlovas guarnecidas com chantilly de limão e polpa de maracujá e decorei com physalis e merengue. A combinação de sabores foi uma explosão para o palato. 
Espero que gostem!
Receita para robot e modo tradicional abaixo. A receita da pavlova para robot foi criada e testada em tempos e velocidades por Helena Tomás, membro do Grupo Cuisine Companion a que pertenço.



Ingredientes (5 mini pavlovas):

Merengue
3 claras à temperatura ambiente
9 c. sopa de açucar fino
1 c. sobremesa de vinagre
2 c. sobremesa de maizena
1 c. café de extrato de baunilha

Cobertura
500ml de natas frescas
10 c. sopa de açucar
raspa e sumo de limão
poderá utilizar outro aroma

cerca de 3 maracujás

Modo tradicional
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno e desenhe os círculos onde irá dispor as pavlovas, poderá utilizar um prato de sobremesa (pavlova grande) ou chávenas (mini pavlovas) para desenhar círculos e facilitar a sua disposição.
Separe as gemas das claras. Bata as claras e quando começarem a ficar em espuma consistente, adicione o açucar colher a colher, continuando a bater. Quando o merengue estiver bem firme, adicione o extrato de baunilha, o amido peneirado e o vinagre delicadamente com uma espátula.
Leve ao forno, reduzindo a temperatura para 140º, durante cerca de 30 min. para as mini, 1h ou pouco mais para a grande. O tempo necessário difere de forno para forno. A pavlova deverá ficar ligeiramente dourada por fora e crocante.
Deverá deixar arrefecer no forno, depois de o desligar, sem abrir a porta do mesmo até que arrefeça.
Quando fria, disponha o chantilly cuidadosamente por cima das pavlovas e a polpa que retirou aos maracujás.

Na Cuisine Companion
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno e desenhe os círculos onde irá dispor as pavlovas, poderá utilizar um prato de sobremesa (pavlova grande) ou chávenas (mini pavlovas) para desenhar círculos e facilitar a sua disposição.
Na taça bem limpa, com o acessório batedor e sem tampa de vapor, coloque as claras e programe vel. 7, 7 min. A 3 min. do fim desse tempo, pelo bocal da tampa vá adicionando o açucar colher a colher. No final verifique se o merengue está bem firme, e, se necessário, bater mais 2 ou 3 min.
No final desse tempo adicione o vinagre, amido e extrato de baunilha e na mesma velocidade bata 1 min.
Transfira o merengue para o tabuleiro formando as pavlovas.
O restante proceder como descrito acima.

Bom apetite!

Comentários

As mais vistas