Alcatra Regional da Ilha Terceira...No alguidar ou no robot é sempre um prato especial!
Hoje trago-vos outro prato regional desta minha ilha berço - a alcatra de carne. É um prato confecionado tradicionalmente em alguidar de barro, não vidrado, em forno de lenha. A sua cozedura lenta faz desse prato uma iguaria sem igual e que tanto caracteriza a gastronomia desta ilha.
Costumo confeciona-la de modo tradicional no forno de lenha da minha comadre, mas como gosto de desafios e sendo fã do robot de cozinha da Moulinex - Cuisine Companion, decidi adaptar a receita e ver como ficava o resulta...E a Cuisine Companion saiu-se lindamente no sabor e cozedura da carne e, apenas com um bocadinho de forno antes de servir, ficou com a sua cor característica.
Este é um prato que costuma ser acompanhado de massa sovada (um destes dias mostro-vos a receita)...o resultado é perfeito, uma refeição tradicional, cheia de sabor e história.
Ingredientes (6 pessoas):
0,5 kg de rabadilha
0,5 kg de chambão com osso
0,5 kg de cachaço
2 a 3 cebolas grandes
125 g de toucinho fumado
bagas de pimenta-da-jamaica a gosto (coloco cerca de 15)
1 folha de louro
1 pau de canela
1 cabeça alho
cravinho
sal a gosto
1 colher de sopa de vinagre
250ml vinho branco (ou de cheiro)
75 g de manteiga
Banha q.b.
Na Cuisine Companion
Prepare as carnes cortando-as em pedaços grandes (cerca de 2 pedaços cada peça).
Corte o toucinho em cubos pequenos, reservando o courato também.
Descasque a cabeça de alho deixando-a inteira e coloque no centro o pau de canela.
Barre a taça com banha e sem acessório, coloque no fundo o courato e a cabeça de alho com o pau de canela. Vá camadas de cebola, carnes e temperos (pimenta jamaica, sal) até terminarem os ingredientes. A última camada deverá ser de cebola.
Por fim, regue com o vinho branco ou de cheiro e coloque água e o vinagre até ao limite da carne. Coloque a manteiga aos cubos.
Programe Slow Cook P2, programando para 2 horas. No final verifique os temperos e cozedura da carne. Deverá desfazer-se ao passar o garfo. Se necessário programar mais 1h.
Antes de servir leve ao forno pré-aquecido a 180º num pirex ou alguidar de barro para ganhar a tonalidade característica.
Modo Tradicional
Prepare tudo de forma igual mas dispondo no alguidar. Leve o alguidar ao forno (180º) ou forno de lenha, tapado com papel de alumínio, que deverá retirar no final da cozedura para ganhar cor. Deverá cozinhar cerca de 3h. Verificar se necessita acrescentar um pouco de água ou vinho.
E se não veio ainda à Ilha Terceira experimente esta receita em casa e dê um saltinho até cá através do maravilhoso sabor!
Adoro receitas tradicionais!
ResponderEliminarBom aspeto, beijinhos.
https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/
Obrigada! Gosto muito de experimentar e criar, mas sinto sempre a necessidade de voltar ao tradicional e esta alcatra é divinal! Beijinhos <3
EliminarQue delicia! As receitas tradicionais são riquíssimas e eu adoro-as. beijinhos
ResponderEliminarhttps://saboresdoninho.blogspot.pt/
É uma delícia. Tens mesmo que experimentar fazer. Acho que vais adorar!. Beijinho grande
EliminarNão comeria porque não sou adepta destas receitas. Mas gostei do post! Segui o blog
ResponderEliminarbeijinhos,
https://aflormaria.blogspot.pt
Obrigada, até porque não apreciando este tipo de refeição, apreciou o post! Espero que no futuro encontre sugestões que goste. Deixe uma sugestão! Beijinhos e obrigada por ter ficado nesta minha cozinha :)
EliminarEsse prato é tão bom, tive o privilégio de provar quando fui a essa bela ilha! :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Que bom que conhece a Terceira Inês. Espero ter ajudado a que voltasse a estas memórias com esta partilha. Beijinhos e obrigada pela visita :)
EliminarProvei e deliciei-me com esta iguaria no restaurante Caneta com a massa sovada pois claro. Magnífico!
ResponderEliminarO teu tem um aspeto delicioso.
Obrigada Cristina <3 Ai é tão boa esta alcatra com a massa sovada!!! E conheceste o Moinhos? Também tem uma comida regional maravilhosa! Beijinhos
Eliminar