Courgette Recheada com Couscous, Atum e Legumes...Saudável e Deliciosa!



Estava eu a trabalhar esta semana quando fui surpreendida por um miminho maravilhoso...uma courgette enorme, linda, riscada.
A Gabriela, uma pessoa maravilhosa que faz parte do meu extraordinário grupo de trabalho, pensou em mim quando o marido colheu courgettes e cebolas na sua horta. Não é maravilhosa esta forma de estar? Em que partilhamos, tiramos da terra e transformamos, em refeição e convívio, o que ela nos dá? Obrigada Gabriela, pois era deliciosa.
Já há algum tempo não fazia cuzcuz (e estava com "desconsolo"). Então saiu uma courgette que, apesar de grande, era muito tenra, recheada com cuzcuz, atum, cenoura e queijo. 
Delícia ao final do dia, excelente para comer ao ar livre, aproveitando o fresco que se fazia sentir no páteo.
Espero que gostem!


Ingredientes (4 a 6 pessoas):            

1 Courgette grande
3 latas de atum
100g cuzcuz
1 a 2 cenouras médias 
Queijo ralado para gratinar
Miolo da Courgette
Natas q.b.
Sal e pimenta a gosto


Lave bem a courgette e corte-a ao meio no sentido longitudinal. Em seguida retira as sementes com a ajuda de uma colher.
Depois retire o miolo também com a ajuda da colher (dará uma forma bonita aos extremos interiores). Pique o miolo que retirar e reserve.
Lave as cenouras e rale-as. Reserve.
Ferva 100ml de água com um pouco de sal num tacho pequeno. Apague o lume e adicione os 100g de cuzcuz. Mexa com um garfo para encorporar o cuzcuz na água. Tape o tacho e deixe descansar 5 min. Ao fim destes mexa com um garfo novamente para separar os grãos de cuzcuz.
Abra as latas de atum e esmague com um garfo.
Em seguida misture o miolo de courgette picado, a cenoura ralada, o atum ao cuzcuz. Mexa para misturar bem. Retifique o tempero.
Disponha o recheio no interior de cada metade de courgette, regue com um pouco de natas. Cubra com queijo ralado e um fio de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 min. ou até que a courgette se apresente tenra no exterior e o queijo esteja gratinado. Deverá ir ao forno com papel de alumínio por cima. Retirar quando a courgette estiver cozida para gratinar o queijo.
Como adoramos cuzcuz cá em casa, acompanhei com mais cuzcuz.

Bom apetite!






Comentários

  1. Há gestos que não têm preço, e o da partilha é dos mais bonitos... Fico feliz por haver pessoas assim.
    Esta courgette ficou extraordinária. Uma refeição completa e deliciosa. beijinhos e bom fim de semana

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Sabores do Ninho ☺ Penso o mesmo! Bom fim-de-semana. Beijinhos 😙

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas