Legumes Agridoces Assados com Entrecosto...Refeição fácil de preparar para dias atarefados!


Hoje a passagem pela cozinha teve que ser "a correr", pois a partir de hoje tenho festa à porta (literalmente!), e há que dar aquele jeitinho especial à casa e ter um tempinho para vir aqui ter convosco.
Quem conhece esta maravilhosa ilha, sabe que para além da maravilhosa gastronomia, beleza natural e arquitetónica, e uma extraordinária forma de receber quem nos visita, a alegria das tradicionais festas do Espírito Santo e tantas outras mantêm-se ao longo de todo o ano. Não é à toa que se diz por aí que os Açores são oito ilhas e um "parque de diversões".
Assim sendo, o jantar tinha que ser algo rápido de preparar e que ficasse a cozinhar calmamente enquanto adiantava outras tarefas...Objetivo cumprido e até porque tive a preciosa ajuda dos meus mini chefs!
Resultado da corrida culinária...legumes agridoces assados com entrecosto. Começámos pelo entrecosto, para ter tempo de marinar um pouco. Enquanto marinava, lavámos e preparámos os legumes. A seguir forno e lá fomos nós fazer outras tarefas.
Uma opção para dias atarefados, mas repleta de sabor! 
Que a falta de tempo não seja razão para que falte o sabor. E se o entrecosto fica muito saboroso, os legumes são uma explosão de sabor...Não me canso de os comer!
Bom fim-de-semana!


Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):

Legumes
3 bolbos de funcho
2 courgettes
2 cebolas roxas
2 cebolas brancas
4 cenouras
1 cabeça de alho
sal a gosto
tomilho 
pimentão doce em pó a gosto
3 c. sopa açúcar mascavado escuro
Azeite para regar
(poderão usar os legumes que quiserem)

Entrecosto
1 kg de entrecosto
Sal a gosto
3 dentes alho
1 folha de louro
Pimenta preta a gosto
1 c. sopa pimentão doce em pó
1 c. sopa molho inglês
1 c. sopa molho soja
1 c. chá molho picante
1 c. sopa açúcar mascavado claro ou escuro
3 raminhos de tomilho
150ml vinho branco

Comece por colocar o entrecosto cortado num recipiente e adicione todos os ingredientes. Envolva bem a carne na marinada. Tape com papel aderente e deixe marinar pelo menos uma hora. Hoje só deixei meia hora e resultou bem, pois cortei os pedaços de entrecosto mais pequenos, se necessitar adiantar a preparação da refeição poderá proceder desta forma.
Entretanto, enquanto a carne marina, lave e corte os legumes em pedaços (quartos ou tiras consoante o legume). A cabeça de alho corte ao meio no sentido horizontal. Coloque todos os legumes num tabuleiro, salpique com sal a gosto e adicione os restantes temperos e ervas aromáticas, envolvendo bem. Regue com azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º. Baixe para os 180º e deixe estar uma boa hora, hora e meia, idealmente. 
Quando o entrecosto tiver marinado, passe numa frigideira com um pouco de azeite "rosar" ou selar ligeiramente e coloque-o também no forno. Cozinhe os dois elementos ao mesmo tempo, poupando tempo.
Quer o entrecosto, quer os legumes devem ir ao forno com folha de papel de alumínio por cima de modo a que cozinhem bem. Quando cozinhados retire a folha de alumínio para que ganhem aquela cor dourada maravilhosa.

O que acham? Os sabores agradam-vos? Espero que sim!















Comentários

As mais vistas