Peito de Frango com Limão, Mel e Mostarda com Creme de Ervilha e Hortelã...Simples e especial!




Hoje deixo-vos a receita uma receita tão simples, mas que pode ser empratada de forma especial, porque o simples, pode ser "gourmet", porque o fácil de confecionar pode "encher-nos" de alegria ao olhar para a travessa e para os olhos daqueles que presenteamos na refeição confecionada.
Para o Dia de S. Valentim, entre uma gripe que já é familiar (mãe e rapazes de lenços e termómetros), não podia deixar de fazer algo especial. Optei por uma carne branca, peito de frango, refrescada com uma marinada insinuante e clássica, que combinei com um creme de ervilhas e hortelã. Para brincar com as texturas, utilizei ervilha ligeiramente cozida inteira e uns croutons caseiros. Tudo finalizado com uma redução de balsâmico e nastúrcios, com o seu característico sabor ligeiramente apimentado...Yummy! E assim se jantou cá por casa no Dia dos Namorados, porque o simples pode ser belo, colorido e cheio de sabor!
Espero que gostem!



Ingredientes (4 pessoas):
4 peitos de frango s/pele
2 limões (sumo)
2 c. sopa mel
1 c. sopa mostarda dijon
Sal q.b.
Pimenta preta moída q.b.

Creme de Ervilhas
1kg ervilhas (usei congeladas)
1 tira de limão
1 flor de anís
3 a 4g hortelã (3 a 4 raminhos - só as folhas)
100ml natas
3 a 4 c. sopa de manteiga
1 pitada de açúcar
Sal e pimenta q.b.

Croutons
2 fatias de pão
alho em pó q.b.
ervas aromáticas desidratadas q.b.
1 fio de azeite

Redução de balsâmico (usei Paladin)
8 nastúrcios

Na Cuisine Companion
Comece por marinar os peitos de frango colocando-os num recipiente com todos os ingredientes. Envolva bem. Tape com papel aderente e deixe marinar no frigorífico no mínimo 30 min. Se puder deixe 1h.
Entretanto, prepare o creme de ervilhas na cuisine companion. Coloque na taça as ervilhas cobrindo-as com água. Adicione uma tira da polpa do limão e a flor de anis. Tempere com um pouco de sal e uma pitada de açúcar. Programe 100º, 40 min.
No final do programa, verifique se estão bem cozidas. Escorra as ervilhas e reserve algumas inteiras para a guarnição (1 taça pequena bastará). Depois coloque a lâmina de amassar/triturar na taça e novamente as ervilhas escorridas. Adicione 3 c. sopa de manteiga, as folhas de hortelã e triture dando uns toques de turbo até que fique com uma textura de creme.
Em seguida passe todo o creme num passador, com a ajuda de uma espátula ou colher para pressionar. Volte a pôr o creme na taça, à qual passou um papel toalha para retirar os restos de ervilha que triturou. Adicione as natas e a restante manteiga. Programe 100º por 2 min, vel, 3 (lâmina triturar). Retifique temperos e está pronto. Reserve.
Prepare depois os croutons, cortando as fatias de pão aos cubos pequenos. Tempere com alho em pó e ervas aromáticas. Utilizei um combinado de manjericão, tomilho e oregãos da Margão. Leve a uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite até que fiquem dourados. Vá salteando para não queimar. Reserve.
Para preparar os peitos de frango, aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Escorra o frango e seque as peças com papel toalha. Deixe alourar o frango e depois baixe o lume um pouco. Vá tocando nas peças de frango de modo a não deixar que sequem demasiado e conseguir um peito de frango, suave, mas bem cozinhado. Quando os peitos de frango estiverem cozinhados, deixe-os descansar um pouco na tábua.
Sirva cortando o frango às fatias, sobre uma cama de creme de ervilhas e hortelã. Disponha croutons e ervilhas inteiras no prato, para lhe dar texturas diferentes e os nastúrcios. Regue com a redução de balsâmico.
Simplesmente delicioso e colorido!

Modo Tradicional
Prepare tudo como descrito acima, exceto o creme de ervilhas que prepara no tacho e tritura com a varinha mágica.
Agora é só surpreender a família com uma refeição fácil, deliciosa e cheia de cor.








Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas