A Entremeada Assada no Forno Perfeita...Pele crocante e carne que se desfaz a cada garfada!








Gostam de entremeada? Gostam da pele estaladiça a envolver uma carne que se desfaz a cada garfada? Então querem mesmo experimentar esta receita!
Devo dizer que a partir de ontem ESTA é a receita que farei, sempre que a entremeada for a rainha da mesa. É PERFEITA! Não há melhor adjetivo para a descrever! Uma explosão de sabor e textura.
A receita é da Donna Hay, chef extraordinária, cujo programa televisivo sigo religiosamente. Adaptei o tempo de forno na 2ª fase, pois meia-hora não é suficiente para ganhar "aquela" crosta maravilhosa que queremos. 
Experimentem pois é simples, trata-se de um corte barato e a rainha é mesmo a entremeada crocante e assada na perfeição!


Ingredientes (6 pessoas):
1,5kg de entremeada inteira ou em 2 pedaços grandes s/osso
1,5 c. sopa de sal ou flocos de sal
1,5 c. sopa de azeite
1,5 cebolas (usei roxa e branca) partidas em rodelas de 1 cm
1,5 limão ou limas (usei dos dois citrinos) partidas em rodelas de 1 cm

Sugestão de acompanhamento:
Micro legumes e batatas assadas em sal, azeite, açúcar mascavado e aromáticas


Modo Tradicional
Pré-aqueça o forno a 180º.
Com uma faca afiada faça cortes transversais com a distância de 1 cm, de modo a que o tempero e calor penetrem melhor na carne.
Seque bem a pele com a ajuda de papel toalha ou pano de cozinha (é muito importante que a pele esteja seca de modo a obter o efeito crocante que pretende). Se tiver tempo deixe a entremeada no frigorífico durante a noite com a pele virada para cima e destapada. Isso ajuda a secar. Eu sequei-a bem com um pano e resultou lindamente.
Tempere a pele com o sal e azeite e massaje a pele de modo a que o azeite e sal impregnem bem a pele e incisões que fez.
Coloque a entremeada num tabuleiro, com a pele virada para baixo, e leve ao forno 1h30.
De seguida, finda a 1h30, retire a entremeada do forno e aumente a temperatura para 220º.
Nessa altura, e trabalhando depressa, para a peça não perder muito calor, fatia as cebolas, limões e lima. Coloque no fundo do tabuleiro de modo a fazer uma trempe (suporte que não permitirá a entremeada ficar "deitada" nos sucos que apurou). Disponha a entremeada em cima da trempe com a pele virada para cima. Leve ao forno novamente por cerca de 1h ou até estar dourada e que tocando, com a ponta de uma faca, ouça o crocante da pele e a carne esteja tenra.

Que delícia!!!














Comentários

  1. wuaonh deve ter ficado uma maravilha so de olhar as fotos ja da para ver hummm adorei a tua sugestao mt boa mesmo e com legumes hummm bjs

    ResponderEliminar
  2. Já experimentei e fica maravilhoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu feedback. Fico tão contente que tenha gostado. Por aqui também somos fãs desta receita. Beijinhos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Ana Cristina fico super contente que tenha gostado.! É de comer e chorar por mais. Beijinho e obrigada por ter experimentado.

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas