Pão Caseiro



Vamos fazer pão? Não me canso de preparar o pão em casa. O processo de transformar 4 ingredientes em algo simples e tão saboroso conquista-me sem dúvida.
Desta vez optei por fazer um pão grande, de longa levedação à temperatura ambiente. O resultado foi um pão de miolo bem aberto, fofo e uma crosta crocante e deliciosa.
Um lanche ou pequeno-almoço maravilhoso e homemade para mimar a família ou os amigos...e servido numa tábua Gradirripas fica maravilhoso!
Espero que gostem!
Ah e se utilizarem robot de cozinha processem a massa em 2 partes, 500g de cada vez e depois juntem tudo para levedar para não esforçar o motor.


Ingredientes:
1 kg de farinha T65 s/fermento (usei moagem terceirense)
660ml de água morna
10g de fermento seco (cerca de 1 c. chá) ou 20 a 30g de fermento fresco
1 c. chá de açúcar
Sal a gosto

Na Cuisine Companion (faça metade da receita e repita para pão de 1 kg)
Comece por colocar um pouco da água morna numa taça, com o fermento e o açúcar. Deixe repousar 5 minutos para o fermento atuar. 
Depois coloque todos os ingredientes na taça, com o acessório amassar/triturar e programe Pastry P1. No final dos 2,30min. (faça o seguinte após ter preparado as duas massas) retire a massa da taça e trabalhe-a um pouco, enfarinhando, se necessário, para não pegar às mãos. Vá esticando a massa e puxando para si para desenvolver bem o glúten e o fermento. Coloque a massa num recipiente enfarinhado e tape com uma toalha ou papel aderente e um abafador ou cobertor e deixe levedar cerca de 4h, até que a massa cresça bem. 
Depois de levedado transfira com cuidado para um tabuleiro forrado com papel vegetal. Poderá dar-lhe um efeito de dobra, pressionando um pouco o meio da massa com o lado da mão e virando uma das partes sobre o meio. Polvilhe com farinha e coloque uma folha de papel de alumínio por cima de modo a que a crosta não fique demasiado cozinhado e dar tempo ao pão de cozer.
Leve a massa ao forno, pré-aquecido a 250º até que se apresente cozinhado, cerca de 40 min., mas poderá oscilar de forno para forno. A meio do tempo retire o papel de alumínio para a crosta ganhar uma cor dourada e bonita. (o pão já deverá estar cozido e com crosta ligeira).
Depois é tirá-lo do forno, deixar arrefecer um pouco, cortar e barrar uma bela manteiga!

Modo tradicional
Proceda como descrito acima, contudo amassando à mão. Coloque a farinha num recipiente ou na bancada, faça um buraco ao meio onde deverá colocar os restantes secos e o preparado de fermento. Vá adicionando a água e amassando como descrito acima e leve a levedar.
Bom apetite!










Comentários

  1. Pão caseiro eu simplesmente adoro o cheiro que deixa e depois comer o mesmo quentinho com manteiga...uma tentação.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Quem é que resiste a um pãozinho caseiro, quentinho, com uma boa manteiga?
    Eu ADORO!
    Esta tua sugestão está deliciosa!
    Beijinhos
    Petiscana

    ResponderEliminar
  3. Uauuu deve ser muito bom!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que aspeto maravilhoso! Vou fazer!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas