Bolachas de Arroz



Temos sempre bolachas caseiras em casa. Adoro fazê-las e os miúdos não ficam atrás. Também adoram! É vê-los à minha volta numa azáfama de quem amassa ou coloca os ingredientes no robot de cozinha, quem escolhe os moldes e corta cada biscoito.
Sempre moldámos as bolachas "à mão" ou usando os tradicionais moldes, até este fim-de-semana em que experimentámos o Dispara Biscoitos da Marcato que traz 20 moldes para escolhermos e podemos escolher dois tamanhos: bolachas pequenas ou grandes (podem espreitar o link aqui), que encontram na Lecuine Portugal...e UAU! AHAHAHA! Diversão garantida. O entusiasmo foi tal que já tinha crianças praticamente sentados na bancada de cozinha! E de facto, a mamãe ficou encantada também, pois facilita imenso a tarefa de moldar, sem sujar bancada a esticar massa. E ficam tão fofinhas, mas tão fofinhas que mais parecem elementos de um quadro lindo e mimoso. 
Deixo-vos a receita destas bolachas de arroz que resultam deliciosas. A receita encontram no livro que acompanha a máquina dispara biscoitos, à qual fiz ligeiras alterações.
Experimentem, pois são deliciosas.

Ingredientes (cerca de 36 bolachas tamanho grande):
350g farinha de arroz
50g farinha de trigo
100g açúcar 
125g margarina
1 c. chá de fermento
40 ml de leite
3 gemas (usei ovos M)
1 pitada de sal

Na Cuisine Companion
Coloque todos os ingredientes na taça, com o acessório amassar/triturar, e programe Pastry P1. Faça uma ou duas paragens se necessário. A massa deve apresentar-se em bola, mas ainda fica pegajosa.
No final do programa retirar a massa, envolva um pouco de farinha, apenas para não colar muito. Envolva em papel aderente, dando-lhe uma forma de retangulo achatado e leve ao frigorífico por 20 a 30 minutos. Depois é retirar do frio, esticar a massa com o rolo e moldar as bolachas. Se tiver um dispara biscoitos bastará colocar pedaços de massa na máquina e disparar as bolachinhas. Repetir até que a massa termine.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos.

Modo Tradicional
Proceda como descrito acima, colocando todos os ingredientes numa taça e amassando com as mãos ou na batedeira com o gancho.

Bom apetite!








Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas