Bundt Salgado de Bróculos, Lentilhas e Bacon


 O fim-de-semana passada foi preenchido pela realização de um showcooking com o tema "Marmitas para Profissionais de Sucesso" no âmbito da IV Feira "Angra com Futuro". Foi uma tarde que me encheu o coração tendo partilhado cinco receitas de marmitas com um "mar" de gente que me fez companhia, que esteve atenta, colocou questões e onde o sorriso e a boa-disposição não faltou.
Ao fazer a pré-preparação do showcooking fiz, cumulativamente, a preparação das marmitas cá de casa e 5ª feira era altura de dar uma nova vida aos aproveitamentos. Das preparações tinha bróculos cozidos e salteados com bacon, bem como, lentilhas vermelhas.
O que fazer? Porque não um bolinho salgado na maravilhosa Heritage da Nordic Ware? Perfeito! O sabor? Hmmm...DELICIOSO! Combinou tão bem acompanhado por um mix de folhosas verdes e nozes regadas com um pouco de azeite, limão e sal. 
Espero que gostem! E se experimentarem contem tudo.
Nota: A massa dá para um bundt e cerca de 6 a 7 queques.


Ingredientes:
6 ovos M
5 a 6 chávenas de bróculos cozidos
150g de bacon fatiado cortado às tiras
100g lentilhas vermelhas cozidas
200g queijo feta cortado aos cubos
micro agrião a gosto
60 ml óleo
60 ml azeite
Cerca de 1 ch. leite
Sal e pimenta a gosto
Meia colher chá de paprika fumada doce
2 ch. de farinha moagem fina c/fermento
Queijo Grana Padano para polvilhar

Medida da chav. = 250 ml

Na Cuisine Companion
Lave os bróculos e corte os floretes. Coza os bróculos com sal a vapor. Se utilizar o cesto terá de o fazer por duas vezes. Na vaporeira cozerá toda a quantidade de uma vez.
Coloque a água necessária para o limite de cozinhar a vapor.
Programe 100º, 25 min. (cesto); 120º, 25 min. (vaporeira). Verifique no final se necessita um pouco mais. Os bróculos deverão manter textura.
Depois de os cozinhar separe duas chávenas e salteie com 50g de bacon e um pouco de azeite na função Slow Cook, P3, alterando a temperatura para 100º e o tempo para 10 min.
Enquanto coze os bróculos na CC, aproveite e coloque as lentilhas a cozer. Lave-as muito bem e reserve. Coloque num tacho a mesma quantidade de água que as lentilhas (para uma chav. de lentilhas, uma cháv. de água). Quando a água ferver adicione as lentilhas. Coza-as por 10 min. Não deixe cozer mais se não ficam em puré e quer que fiquem inteiras e "al dente". Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Lave a taça. Coloque o batedor e bata os ovos, na vel. 7, por 5 min. Tempere com um pouco de sal e pimenta, a paprika. Adicione o óleo, azeite. Envolva na vel. 5, 1 min.
Transfira a massa para uma taça. Junte a farinha e envolva com a espátula. sem bater em demasia, apenas para que fique sem grumos.
Adicione a salada de bróculos cozidos, os bróculos salteados, o bacon cortado às tiras, as lentilhas, micro agriões e feta cortado aos cubos. Se os floretes forem muito grandes, passe a faca para os cortar um pouco. Envolva. Adicione o leite. Envolva. 
Unte a forma heritage com manteiga derretida. Se utilizar outra forma use desmoldante ou manteiga e farinha.
Coloque o preparado até dois terços da forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 50 min. ou até que o bolo se apresente assado.
Com a restante massa faça queques.
Sirva polvilhado com queijo grana padano ralado na hora.
Acompanhe com uma salada a gosto.

Modo Tradicional
Lave os bróculos e corte os floretes. Coza os bróculos com sal. Os bróculos deverão manter textura e não ficar "empapados".
Depois de os cozinhar separe duas chávenas e salteie com 50g de bacon e um pouco de azeite no wok.
Enquanto coze os bróculos aproveite e coloque as lentilhas a cozer. Lave-as muito bem e reserve. Coloque num tacho a mesma quantidade de água que as lentilhas (para uma chav. de lentilhas, uma cháv. de água). Quando a água ferver adicione as lentilhas. Coza-as por 10 min. Não deixe cozer mais se não ficam em puré e quer que fiquem inteiras e "al dente". Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Bata os ovos com a batedeira ou bata-os à mão. Tempere com um pouco de sal e pimenta e a paprika. Adicione o óleo, azeite. Envolva bem. Junte a farinha e envolva bem sem bater em demasia, apenas para que fique sem grumos.
Adicione a salada de bróculos cozidos, os bróculos salteados, o bacon cortado às tiras, as lentilhas, micro agriões e feta cortado aos cubos. Se os floretes forem muito grandes, passe a faca para os cortar um pouco. Envolva. Adicione o leite de modo a conseguir uma massa macia.
Unte a forma heritage com manteiga derretida. Se utilizar outra forma use desmoldante ou manteiga e farinha.
Coloque o preparado até dois terços da forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 50 min. ou até que o bolo se apresente assado.
Com a restante massa faça queques.
Sirva polvilhado com queijo grana padano ralado na hora.
Acompanhe com uma salada a gosto.










Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas