Árvore Labneh com Romã, Nozes e Mel...Bem-Vindo 2019!


Uma das coisas que mais me apaixona na culinária é a possibilidade de sairmos em viagem através de sabores e aromas. A possibilidade de fecharmos os olhos e degustarmos uma receita típica de outras países, transporta-nos além fronteiras. Não precisamos entender o idioma, conhecer toda a história. É quase como a música, o som leva-nos numa viagem. Na culinária o sabor, as cores fazem-nos partir à descoberta.
Passo algum tempo a pesquisar, a "estudar" receitas e desafios culinários. E há algum tempo atrás deparei-me com este queijinho maravilhoso ao visitar um blogue italiano - o Pop Cuisine. E apaixonei-me imediatamente por esta proposta de labneh.
A receita provêm do Oriente Médio e resulta num queijo que pode ser levado a um ponto mais leve ao mais denso, conforme gostamos mais. Pode ser usado em sobremesas, como em pratos salgados ou simplesmente para barrar uma torrada. Pode ser usado como dip e até ser substituto do sour cream ou queijo creme em receitas, deixando-o mais suave.
Outra forma de conservá-lo e que fica um pitéu é reservá-lo em frascos herméticos cobrindo-os com azeite e aromatizando com ervas aromáticas ou outros temperos. E até fazer pequenas trufas envoltas em aromáticas. Tudo isto com menos gordura e calorias que o queijo creme tradicional.
É feito com iogurte grego, ao qual retiramos o soro. Soro esse que pode reservar e utilizar na confeção de bolos, pão e outras receitas. O seu baixo teor em gordura faz com que suporte ser confecionado em receitas com altas temperaturas. Perfeito, não acham? Ainda não? Então deixem-me dizer que para além de delicioso, na realidade é super simples de fazer. Apenas requer tempo. E quantas variações pode fazer! Tantas quantas a sua imaginação mandar. E porque não fazer um cheesecake com labneh?


Ingredientes (rende cerca de 43 bolinhas de labneh):
(usando 1l rende 12 a 15 bolinhas)
3 litros de iogurte grego
3 c. sopa de sal

Modo Tradicional
Para escorrer o iogurte utilize um pano de cozinha bem limpo, tipo gaze.
Tempere o iogurte com o sal. Envolva bem. Coloque o iogurte no pano, colocando o pano num suporte para não espalhar tudo.
Deixe o iogurte uma meia hora no pano colocado no escorredor para filtrar um bocado de soro. 
Findo esse tempo aperte o pano para escorrer um pouco mais de soro. 
Depois dê um nó no pano, de modo a que fique bem amarrado. Coloque uma colher de pau entre o nó e pendure o queijo num tacho alto (conforme foto abaixo). O pano com o queijo não deverá tocar no fundo, de forma a que não reabsorva o soro que vai escorrendo. Reserve no frigorífico. 
Para um queijinho mais cremoso, mas mais denso (para fazer as bolas, por exemplo) deixe escorrer durante 48h. Vá verificando e retirando o soro. Aperte o pano uma vez ou outra para ajudar o processo. Fi-lo umas duas ou 3 vezes nos dois dias.
Findo esse período retire o queijo que conseguiu do pano. Forme bolinhas. Disponha-as num tabuleiro forrado com papel toalha. Terá de mudar o papel toalha umas 3 a 4 vezes, pois o queijo ainda libertará soro. Este processo levará umas horas. 
De seguida poderá fazer em forma de árvore como uma das opções que vos apresento aqui, dispondo as bolinhas num prato e guarnecendo com frutos secos, romão e tomilho. Ao servir regar com mel.
Outra alternativa é picar algumas aromáticas frescas ou secas e passar as bolinhas nas mesmas. Ou até mesmo conservar ao natural e ir guarnecendo conforme a utilização que pretender.
Pode ainda conservá-las no azeite, como vêem em cima, em que num frasco aromatizei com romã e tomilho; noutro usei tomilho e piri-piri. Deverá ser mantido no frigorífico. Retire os frascos um pouco antes de utilizar. Para obter mais sabor da aromatização do azeite, consuma passado um ou dois dias de conserva. Deste modo conservam-se até 2 meses.
Bom apetite!

Nota: Poderá também temperar com um pouco de pimenta quando adiciona o sal.


















Comentários

As mais vistas