Cupcakes Donas Amélias com Buttercream de Merengue Italiano e Melaço


O que somos nós sem a nossa história? Sem os nossos sabores? Tenho profundo orgulho da minha terra, desta minha ilha. Sim, porque nasci e cresci cá. Sim, porque aqui vivo, mas também porque na história demonstrámos o carácter aguerrido e resiliente de sermos e vivermos.
O que somos nós sem a nossa história? Sem um sentido de pertença? De pertença a lugares, a memórias de gentes, de cheiros e, claro, de sabores.
A gastronomia deste nosso Açores é imensa e maravilhosa. Desta minha ilha, se acompanham o blogue há já algum tempo, sabem do meu gosto especial pelas nossas Donas Amélias. Do seu sabor parti em viagem pelo meu imaginário para criar uma versão Bundt Dona Amélia (ver receita aqui), bolachas Donas Amélias (ver receita aquie gressinos Donas Amélias (ver receita aqui)...Sim, ADORO este sabor tão nosso!
Hoje deixo-vos os meus cupcakes Donas Amélias com um maravilhoso e suave buttercream de merengue italiano com melaço. 
Espero ter feito justiça à Dona Amélia. Espero que gostem destes cupcakes tão terceirenses!



Ingredientes (cerca de 24 cupcakes): 

Cupcakes 
350g açúcar em pó 
220g manteiga s/sal 
4 ovos M 
220ml leite 
3 c. sopa bem cheias de melaço de cana 
1 c. sopa rasa de fermento 
200g farinha de milho 
150g farinha trigo s/fermento 
1 limão (raspa) 
1 c. chá de canela em pó 
1 c. café noz moscada 

Buttercream de Merengue Italiano com Melaço 
80ml água 
280g açúcar
 4 claras 
460g manteiga 
1 c. Sopa de melaço


Modo Tradicional

Cupcakes
1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira até que obtenha uma massa esbranquiçada. 2. Adicione em seguida os ovos um a um com a batedeira ligada até incorporar e bata mais um pouco. 
3. Num recipiente coloque o leite e o melaço. Mexa até incorporar bem. 
4. Adicione este preparado à massa na batedeira. Bata. 
5. Em seguida peneire as farinhas e fermento e vá adicionando, com a batedeira a funcionar, à massa, apenas o suficiente para misturar a farinha. Não bata em demasia.
6. Coloque a massa em formas de papel de cupcakes previamente colocadas na forma de cupcakes de alumínio. Preencha as formas até metade com a massa.
7. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 25 minutos ou até que o palito saia seco. 8. Quando prontos, retire do forno e deixe arrefecer. Termine decorando com buttercream e
guarnecendo com passas e micro greens (mostarda ou agrião).

Buttercream de Merengue Italiano com Melaço
1. Leve ao lume médio baixo o açúcar com a água até ferver. Ferva por 5 min. Se a calda começar a escurecer, baixe o lume ou transfira para uma boca de fogão com menos intensidade.
2. Nos últimos 2 minutos em falta para ferver a calda comece a bater as claras. 
3. Depois, com a batedeira no máximo, despeje lentamente a calda de açúcar contra as paredes da taça da batedeira. Retire qualquer sobra da calda e bata até incorporar bem a mesma. Aí a massa deverá estar densa e macia.
4. Desligue a batedeira e mude para o acessório pá. Continue a bater a massa por 10 minutos em velocidade alta, adicionando gradualmente a manteiga (retirada do frigorífico algum tempo antes da utilização). A massa apresentar-se-à espessa.
5. Repita o último passo, se necessário, para incorporar toda a manteiga. Caso não consiga obter uma massa lisa, coloque-a um pouco no frigorífico e depois bata novamente até obter o resultado desejado.
6. Separe 1/3 da massa e adicione com a batedeira a colher de sopa de melaço. 7. Para decorar os cupcakes coloque, num saco de pasteleiro com o bico que desejar, colheres de massa branca, alternadas com colheres de buttercream com melaço de modo a obter um efeito mesclado.

Na Cuisine Companion

Cupcakes
1. Bata a manteiga com o açúcar na taça com o acessório batedor, na vel. 7, 6 a 7 minutos, até que obtenha uma massa esbranquiçada. 
2. Programe mais 3 minutos em seguida e adicione os ovos um a um pelo bocal da tampa de vapor e deixe terminar o tempo. Adicione o ovo seguinte após o anterior estar incorporado. 
3. Num recipiente coloque o leite e o melaço. Mexa até incorporar bem. 
4. Adicione este preparado à massa na batedeira. Bata na vel. 6, 2 minutos.
5. Em seguida peneire as farinhas e fermento batendo na vel. 4, 30 seg. Envolva a restante farinha que ainda não esteja incorporada com a espátula.
6. Coloque a massa em formas de papel de cupcakes previamente colocadas na forma de cupcakes de alumínio. Preencha as formas até metade com a massa.
7. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 25 minutos ou até que o palito saia seco. 8. Quando prontos, retire do forno e deixe arrefecer. Termine decorando com buttercream e
guarnecendo com passas e micro greens (mostarda ou agrião).






Comentários

  1. Ficaram mt bonitas gostei mt da decor mt bonita a cor bjs

    ResponderEliminar
  2. Uns cupcakes lindos e maravilhosos!
    Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas