Salada de Cachaço de Borrego Marinado com Couscous de Limão e hortelã, Cajus e molho de iogurte


Imaginem o delicioso sabor da carne de borrego, com a sua tenrura, sabor característico e características nutricionais (não é à toa que a carne de borrego é a primeira a ser introduzida na alimentação dos nossos pequenotes). Agora imaginem essa carne a descansar numa marinada onde o toque das especiarias se faz sentir sem, no entanto ofuscar o sabor base que queremos degustar e depois a assar no forno lentamente, a baixas temperaturas, e a permanecer lá até que arrefeça...Sim. É isso mesmo! Derrete-se a cada garfada! 
E se a combinarmos com sabores frescos de um molho de iogurte e uma base de couscous?...Ai que foi para "consolá" como se diz por cá.




Ingredientes (6 a 8 porções):

Borrego
1200g de cachaço (pescoço) de borrego
Sal e pimenta a gosto
2 c. chá alho em pó
2 a 3 c. chá de paprika doce fumada
1 c. chá de canela em pó
1 c. sopa de cominhos
6 rodelinhas de gengibre fresco
1 pau de canela
Alecrim desidratado a gosto
16 bagas de zimbro
Meio limão (sumo)
Óleo de girassol para untar q.b.

Couscous de Limão e Hortelã
3 ch. água
2 ch. couscous
Sal a gosto
2 c. sopa azeite (poderá usar um pouco mais se preferir)
Folhas de hortelã picadas + algumas folhas para água
Raspa de 1 limão

Molho de Iogurte 
125ml de iogurte grego natural
Sal a gosto
1 c. café de cominhos
Raspa de limão q.b.
Hortelã picado para guarnecer

Cajus Tostados
150g de cajus (poderá fazer com pistácio)
1 pitada de sal
1 c. chá cominhos
1 pitada de paprika
1 fio de azeite

Guarnição
Bagos de romã
Hortelã e raspa de limão

Modo Tradicional

Borrego marinado assado lentamente
Limpe a peça de carne retirando o bedum se não a comprou preparada. 
Prepare a marinada no dia anterior. Envolva o cachaço em todos os temperos. Regue com óleo de girassol. Massage a carne. Coloque o pau de canela, rodelas de gengibre e duas fatias de limão. Tape o recipiente com papel aderente e deixe no frigorífico até ao dia seguinte.
Apesar do cachaço estar mais indicado para cozer e guizar, irá assá-lo lentamente no forno a baixa temperatura.
No dia seguinte pré-aqueça o forno a 200º. 
Disponha o borrego num tabuleiro de ir ao forno e regue com os sucos da marinada e um pouco de azeite, não necessita muito. Tape o tabuleiro com papel de alumínio, fazendo uns pequenos orifícios com a ponta de uma faca para saída de vapor.
Leve ao forno baixando a temperatura para 160º. Cozinhe o borrego por cerca de 2h. Nessa altura verifique se está macio e volte a tapar com o papel de alumínio. Desligue o forno e deixe o borrego arrefecer no mesmo.
Quando arrefecido retire do forno e desfie a carne. Reserve.

Couscous com limão e hortelã
Comece a preparar depois o couscous. Coloque a água num tacho com sal a gosto e umas folhas de hortelã. Leve ao lume até começar a fervilhar. Desligue o lume e adicione o couscous. Envolva-o bem com a ajuda de um garfo. Tape o tacho e deixe descansar 5 a 7 min. Depois solte os grãos com a ajuda do garfo. Retire as folhas de hortelã que ferveram na água. Regue com o azeite e adicione a hortelã picada e raspa de limão. Envolva bem.

Cajus tostados com especiarias
Para preparar os cajus tostadas aqueça uma frigideira anti-aderente. Adicione os cajus e deixe-os estar um pouco no calor da frigideira e libertar um pouco os óleos essenciais antes de adicionar os restantes ingredientes. Em seguida adicione o sal, cominhos, paprika e o fio de azeite. Salteie e deixe dourar. Retire depois e deixe-os arrefecer espalhados numa folha de papel vegetal.

Molho de Iogurte
Adicione os ingredientes ao iogurte. Envolva. Retifique os temperos se necessário. Reserve.

Para dar algum calor ao borrego leve-o à frigideira onde tostou os cajus e salteie um pouquinho só para lhe dar calor e envolver o borrego nos sabores que ficaram na frigideira.

Sirva a refeição colocando numa travessa o couscous com mais algumas raspas de limão por cima. Disponha o borrego desfiado por cima. De seguida guarneça com os bagos de romã e cajus tostados. Regue com molho de iogurte e polvilhe tudo com hortelã picada e raspa de limão.













Comentários

As mais vistas