Rolinhos Pepino com Atum Fumado e Pérola de Sal



Há dias em que apenas nos apetece algo que nos faça despertar as papilas gustativas, que nos encha o olhar e seja simples de fazer.
Já era final de dia, a vontade de saltar para o forno, até estava presente, mas o cansaço teimava em gritar mais alto. Mas o desejo de mimar a família com uma "coisinha" especial acabou por vencer, mas com a condição de não despender muito tempo e fazer companhia ao sofá o mais rápido possível.
O que havia de frescos que pudesse usar?..Pepino que adoramos e é tão fresco! Atum fumado que tinha trazido há uns dias na esperança de convencer o marido a degustá-lo (tudo o que seja fumado, ele torce o nariz e diz que lhe faz mal...feito criança, de antemão diz que não lhe parece).
Mandolina da Borner Portugal para a bancada (não a dispenso por nada, muito menos para rapidamente ter um legume ou fruta cortada), pepinos lavados e foi um tal fatiar, nem a casca lhes tiro para fatiar. Acrescentei-lhe queijo creme, um pouquinho de laranja, o atum e pérola de sal (planta do gelo), tudo regado com um gel balsâmico e se quiser as papilas gustativas a saltitar, um pouco de polpa de maracujá. Até me "cresce água na boca" ao escrever e lembrar o sabor.
De notar que o maracujá deverá ser colocado com moderação de modo a não ter demasiada acidez.
Ah...e o marido? Lá me fez a vontade! E provou. E demos mais um passo no caminho do atum fumado!

Ingredientes (rende 6 a 8 rolinhos):
Pepino fatiado 
Queijo creme
Atum fumado 
Gomos de laranja (doce)
Redução balsâmica
Planta do gelo (pérola de sal)
Maracujá (opcional)
Funcho (guarnição)


Modo Tradicional
Lave o pepino. Fatie com a ajuda de uma mandolina (uso esta - para mim a melhor do mercado). Distribua as fatias numa tábua de corte.
Corte as fatias de atum fumado em 2 ou 3 porções, de acordo com o tamanho. Disponha cada porção por cima da fatia de pepino de modo a preencher todo o espaço da fatia.
De seguida barre com queijo creme. Usei cerca de meia colher de sopa por cada rolinho. Não usei sal, pois teria a planta de gelo no final e o próprio atum que lhe dá esse sabor.
Disponha depois pedacinhos de um gomo de laranja, que seja doce. Enrole a fatia guarnecida. Prenda com um palito. 
Coloque depois a pérola de sal ao centro e sirva guarnecido com raminhos de funcho, pérola de sal e um pouquinho de maracujá.
Depois prepare-se pois será um festival no seu paladar.








Comentários

As mais vistas