Queques de Côco e Lima


E estes dias, depois dos dois bolinhos que fiz de chocolate que depois também deixarei aqui a receita, não tenho feito doçaria de modo a que não percamos o rumo da boa alimentação nestes dias de distanciamento social.
Mas ontem o dia pedia, os miúdos também. Côco era o desejo. E assim ao final do dia, já pelo serão saíram uns queques de côco e lima. Bem simples, mas tão reconfortantes.
Apliquei uma cobertura em parte, e outros deixei simples. Fica ao vosso critério, mas não deixem de os fazer, preparar o chá e fazer um reconfortante lanche.
Preparei a massa na Cooking Chef da Kenwood Portugal (carreguem no link para verem toda a informação) que é um robot muito completo que permite fazer desde confeções de alta pastelaria, até salgados e pratos simples. É sem dúvida uma bela ajuda na cozinha,com 20 programas pré-definidos que nos apoiam na confeção das receitas, o que torna tudo mais fácil. É com muito orgulho que colaboro com esta marca que adoro e que já está na minha cozinha há muitos anos. 
Fiquem bem! Fiquem em casa!




Ingredientes (rende cerca 3 dúzias de queques):
6 ovos M
2 ch. chá açúcar
2 ch. chá farinha
1 ch. chá óleo
1 ch. chá leite de côco
1 ch. chá de côco ralado
2 limas (raspa)
1 c. sobremesa de fermento em pó

Cobertura
Açúcar em pó
Sumo de lima q.b.
Raspa de lima ou côco


Na Cooking Chef da Kenwood Portugal
Bolo
Na taça, com o acessório K bate-se muito bem os ovos com o açúcar, vel. 6 ou max, 8 min. Se quiser poderá programar o tempo, carregando no respetivo ícon e rodando o botão de regulação de velocidade. Assim não se distrai.
Depois adicione o leite de côco e o óleo e na mesma velocidade, bata 2 min.
Em seguida junte o côco ralado e a raspa de lima ao preparado anterior e bata mais 2 min, mesma velocidade.
Para terminar, adicione a farinha misturada com o fermento. Bata na velocidade 2 apenas um pouco, cerca de 30 segundo, de modo a não deixar o bolo massudo depois, se bater em demasia. Caso termine com farinha mal incorporada, deverá incorporar com a espátula.
Unte com manteiga e farinha formas de queque. Preencha cada uma com cerca de 1 colher e meia de sopa de massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 15 a 20 minutos ou até que os queques se apresentem cozidos.
Retire do forno. Deixe os queques 5 minutos nas formas e depois retire e deixe arrefecer numa grelha.
Para a cobertura numa taça coloque cerca de meia chávena de açúcar em pó, sumo de lima e envolva bem. Deverá obter uma massa densa e esbranquiçada, por isso coloque o sumo aos poucos. Com a ajuda de uma colher aplique a cobertura nos queques e polvilhe com raspa de lima ou côco.
Poderão optar fazer uma versão bolo e aí aumentem um pouco a quantidade da cobertura.
Bom apetite!






Comentários

As mais vistas