Empadas de Atum


Há receitas em que não é necessário dizer muito. O seu nome e olhar para elas dizem tudo. 
Empadas? Quem não gosta? Haverá concerteza algumas pessoas que não, mas confesso que ainda não conheci nenhuma. 
Em versão empada grande ou empadinhas são a delícia cá de casa e ótimas para utilizar restos de carne ou legumes que tenhamos.
Tenho que dizer que já há muito que não as fazia. E para que não volte a passar tanto tempo, na próxima semana sai mais uma fornada.
Estas fi-las de atum conservado em água com tomate, mas são livres de inventar e reinventar. A massa fi-la estaladiça e faço questão de lhe deixar aquela beirinha que adoro trincar e sentir aquele pequeno crunch, quase salivando com o aroma do recheio.
Espero que gostem!


Ingredientes (cerca de 30 empadas):

Massa
350g de farinha
120g manteiga
100ml leite
Sal a gosto

Recheio
1 cebola picada
1 dente de alho picado
3 ou 4 tomates picados (usei tomate cacho
360g de atum em água (3 latas)
Limão (sumo, apenas algumas gotas)
Salsa picada q.b. (poderão usar outra aromática)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Azeitonas para guarnecer (opcional)
Ovo para pincelar

Modo Tradicional
Prepare o recheio. Pique a cebola e alho. Numa frigideira aquecida coloque um pouco de azeite e refogue a cebola. Quando esta já estiver quase translúcida adicione o alho. Refogue mais um pouco. 
Depois junte o tomate picado em cubos e deixe cozinhar uns 6 a 8 minutos. Adicione o atum escorrido e esmagado com um garfo. Envolva bem. Retifique temperos. Deixe cozinhar mais uns 2 ou 3 minutos. Adicione a salsa picada e fio de sumo de limão.
Para preparar a massa junte todos os ingredientes e amasse até obter uma massa homogénea e sedosa. Não necessita amassar muito. Poderá usar a batedeira com o gancho para o efeito ou o robot de cozinha no programa massas, ou cerca de uma vel. 5, 2,5 minutos.
Esta é uma massa que pode usar na hora e não pede muito descanso, mas poderá deixá-la descansar um pouco no frigorífico, se achar que a manteiga que usou estava demasiado amolecida ou o tempo estiver mais quente e, consequentemente, a temperatura da cozinha mais alta.
Estenda depois a massa e corte círculos. Vá colocando as rodelas de massa em formas de queques, bem untadas com manteiga. Pique o fundo com um garfo. Recheie bem com o preparado de atum e tomate. Tape a empada com outro círculo de massa. Se quiser poderá fazer este círculo do topo mais pequeno. Eu gosto de os fazer do mesmo tamanho e fazer uma beirinha. Repita esta operação até terminar a massa.
Depois dê um corte pequenino no topo da empada e coloque uma azeitona (opcional). 
Pincele as empadas com ovo batido com um pouco de água.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 20 a 25 minutos ou até que as empadas se apresentem douradas e a massa cozinhada.
Sirva com uma salada de folhas verdes ou arroz.

A massa que usei foi partilhada por um elemento do grupo cuisine companion que sigo. Anotei, mas sem referência ao nome. 










Comentários

As mais vistas