Perna de Borrego Recheada com Crumble de Broa, Pistácios e Hortelã


Vivemos um tempo que não imagináramos, eu pelo menos nunca o imaginei, em que tudo o que temos por garantido foi posto em causa, sendo necessário ajustar a forma como vivemos o nosso dia-a-dia, como trabalhamos, como nos relacionamos e em que o abraço e o toque se tornou em olhar apenas. Um olhar que se tornou tão importante, pois é assim que olhamos uns pelos outros e ultrapassaremos este desafio de saúde pública.
E com todas as mudanças que temos reestruturado devo confessar que só há cerca de 3 ou 4 dias "me caiu a ficha" que estávamos em época pascal e que o domingo de páscoa se aproxima, quando uma das seguidoras do blogue e, viemos a perceber neste tempo de partilha, minha vizinha, e que me pedia uma sugestão para o dia de páscoa. Sim, não haverá mesas ou casas cheias e visitas de família, mas não o existirá ao perto, pois é importante que mantenhamos os nossos rituais e tradições. E porque não nos ligarmos via messenger ou outra plataforma e fazermos a nossa refeição em família, cada um à sua mesa, mas unidos nos sentimentos e na tradição..."é muito mais aquilo que nos une, do que aquilo que nos separa" já diz a canção.
Mal li o comentário da Luisa pensei logo neste rolo de borrego que fiz para a passagem de ano e que é DELICIOSO deixem-me dizer-vos. A marinada do borrego e cozedura lenta confere ao borrego um sabor e tenrura excelente, que combinado num aromático recheio, encantou a família cá por casa.
Para entrada propus-lhe fazer uns palitos de massa folhada e queijo, que também deixarei amanhã aqui, o rolo que poderão fazer com borrego ou outra proteína que queiram ou tenham por casa, embora com borrego é de ir às estrelas. Para sobremesa lembrei-me do brownty, receita do blogue, já bastante testadas pelas casas dos seguidores e que recordei a semana passada. 
A ementa logo foi comentada por mais amigas do blogue, então urgiu ir procurar as notas onde tinha anotado o modo como fui confecionando e os ingredientes esta receitinha (sim, o blogue disciplinou-me no anotar e guardar as receitas, mas volta e meio tenho uma recaída e lá aponto numa folhinha enquanto vou trabalhando a receita, e depois é uma correria a ver onde pus aquele pedacinho de papel!). Sorte! Encontrei e assim não tive que apelar à memória o recuperar as quantidades.
Espero que gostem e aqui vai o prato principal do almoço de Páscoa!


Ingredientes:
1 perna de borrego desossada (cerca de 2 kg) poderá usar outra carne se não tiver borrego

Marinada
Sal a gosto
2 c. sopa rasas de paprika fumada doce
4 dentes de alho esmagados
1 cebola roxa às meias luas
1,5 c. sopa de hortelã desidratado
1 c. chá de sementes de coentros
1 limão (sumo)
1 c. sopa de cominhos em pó
Azeite q.b.

Recheio
1/2 broa picada
150g pistácios
150g tâmaras
3 fatias de bacon fumado cortado às tiras finas
Alho em pó q.b.
Cardamomo verde em pó q.b.
3 pés de cebola de rama ou chalotas e cebolinho picados
Azeite q.b.
1 molho de hortelã picado
Raspa de limão q.b.
1 pitada de sal

Modo Tradicional
Prepare a marinada da carne no dia anterior, adicionando e esfregando a peça de carne limpa de gorduras rijas as especiarias e alho. 
Se usar perna de borrego e a mesma não estiver desossada e limpa, dê-lhe um corte na lateral até ao osso, vá cortando à volta do osso para o retirar. Limpe peles e gorduras duras. Dê uns cortes na parte da carne que ficará para o interior do rolo. 
De seguida prepare a carne na marinada. Disponha a cebola e algumas rodelas de limão por cima e em baixo da carne. Regue e massaje a carne com o azeite e sumo do limão. Tape com papel aderente e deixe no frigorífico.
No dia seguinte quando começar a preparar o assado, retire a carne do frigorífico para ir ficando à temperatura ambiente e comece a preparar o recheio. 
Demolhe as tâmaras em água quente ou em alternativa em vinho do porto branco com uma pitada de flor de sal enquanto prepara os outros ingredientes. 
Depois processe a broa até que se apresente como um miolo. Disponha depois a broa e o bacon picado num tabuleiro forrado de papel vegetal. Regue com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Envolva bem e leve ao forno a 180º até que se apresente dourada e crocante.
Entretanto refogue num pouco de azeite numa frigideira anti-aderente, a cebola em rama picada. Quando amolecida, reserve.
Pique o pistácio num processador, mas não em demasia. Quer que o pistácio fique aos pedacinhos e não ralado. Reserve.
Depois escorra as tâmaras, pique-as.
Por fim, numa taça junte os ingredientes do recheio que preparou, bem como especiarias/temperos e o molho de hortelã picado. Envolva bem. Retifique temperos adicionando um pouco de raspa de limão. Reserve.
Comece então a preparar o seu rolo. Retire a carne do tabuleiro da marianada. Reserve a mesma para regar o rolo no forno. Coloque o recheio por cima da carne, a 1/3 da carne ou centro, conforme o pedaço que usar. Enrole a carne sobre o recheio. Ate com fio culinário. Regue com a marinada.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, tapado com papel alumínio (parte brilhante em contato com os alimentos e a baça para fora) cerca de 1h a 1h30 ou até que a carne atinja 55º para ficar ao ponto (rosada) ou até 60º para bem passada.
Aos 30 a 40 minutos retire o papel de alumínio para dourar a carne. 

Acompanhe com arroz, batata doce assada, que poderá ir a assar com a carne ou couscous aromatizado com hortelã e raspa de limão.


















Comentários

  1. Quando comia carne o borrego era das minhas preferidas.
    Essa perna recheada deve ser uma maravilha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas