Queques de Espinafres Salteados, Cenouras e Bacon...Fácil e Delicioso!




E hoje deixo-vos a receita de uns queques salgados que são super simples de preparar e que ficam uma delícia! Um ótima opção para um lanche rápido ou um almoço mais leve, acompanhados de uma sopa e um couscous integral. Foram um sucesso cá por casa!
O mais velho levou para o almoço e já me informou que amanhã quer levar outra vez. O mais novo mal resistiu ao tempo que levei a fotografá-los ontem e proporcionou-nos, como habitualmente aliás, mais um belo momento de risota e diversão..."Oh mãe tenho tanta fome de comer estes bolinhos!" (a chamada fome seletiva), bem como revelou um apurado sentido estético para as fotos "mãe isto vai ficar mais bonito sem este bolinho aqui!"...risota geral. Rendi-me e lá lhe disse: "vá deixar a mãozinha aí a tirar o bolinho que ficas na foto". Todo feliz agarrou o queque que, mal saiu a foto, desapareceu num ápice! E ficaram tão, mas tão bonitos para além de saborosos, empratados numa tábua maravilhosa da Gradirripas!
Fiz estes queques com legumes congelados que tinha para aproveitar e por querer libertar algum espaço no congelador. O certo é que ficam uma delícia. Fofinhos, cheios de sabor e são uma opção excelente para o dia-a-dia.
Não consegui fotografar o passo-a-passo como gosto, pois os pequenos duendes que vivem cá em casa, para além de surripiarem bolinhos, às vezes surripiam baterias...e lá se foi a possibilidade de tirar fotos.
Vá, vão experimentar e digam-me o que acharam!


Ingredientes (cerca de 18 queques):
200g de espinafres salteados com alho (usei congelados)
100g de cenoura baby (usei congelada)
2 c.sopa de azeite
80g de bacon fatiado cortado às tiras finas
1,5 ch. de farinha T55 s/fermento
1 c. chá generosa de fermento
1,5 c. sopa de manteiga amolecida
40g óleo
200ml de natas baixa gordura
60ml óleo
2 ovos
50g queijo ralado (usei maasdam e gouda) + q.b. para polvilhar
Sal a gosto

Nota: Poderá usar legumes frescos. Adicione 3 dentes de alho ao espinafre se o fizer.

Na Cuisine Companion
Coloque na taça, com o acessório misturador, o azeite, os espinafres, as cenouras e uma pitada de sal. Programe SlowCook, mas altere o tempo para 10 min. Ao fim de 5 min. verifique se necessita de mais azeite ou mexer um pouco com a espátula a mistura de legumes e adicione o bacon. As cenouras não cozem totalmente, ficam ainda rijinhas ao fim do programa, pois ainda vão ao forno.
No final do programa retire da taça e reserve.
Depois passe papel cozinha na taça e troque para o acessório batedor. Coloque na taça os restantes ingredientes, exceto a farinha e o fermento. Programe vel. 6, 3 min. Em seguida adicione a farinha com o fermento envolvido e bata na velocidade 4. 30 seg. No final, se tiver farinha por envolver, termine com a espátula. Adicione o queijo e a mistura de legumes e bacon. Envolva com a espátula.
Em seguida passe desmoldante ou manteiga e farinha nas formas de queques. Coloque 1,5 c. sopa do preparado dos queques nas formas e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 a 35 min. ou até que os queques estejam dourados e o palito saia seco.

Modo Tradicional
Coloque um frigideira anti-aderente ao lume. Adicione o azeite, os espinafres, as cenouras e uma pitada de sal. Salteie (cerca de 9 a 10 min.), mexendo para não pegar. Verifique se necessita um pouco mais de azeite. A meio tempo de terminar o salteado adicione o bacon. As cenouras não cozem totalmente, ficam ainda rijinhas,sendo assim que se pretende, pois ainda vão ao forno. Reserve.
Poderá bater a massa com batedeira ou à mão. É uma massa que pede não ser batida em demasia.
Em seguida bata a massa adicionando os restantes ingredientes, exceto a farinha e o fermento. Depois destes ingredientes envolvidos, adicione a farinha com o fermento e bata apenas o suficiente para envolver a farinha. Com a espátula adicione o queijo e a mistura de legumes e bacon. 
Em seguida passe desmoldante ou manteiga e farinha nas formas de queques. Coloque 1,5 c. sopa do preparado dos queques nas formas e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 a 35 min. ou até que os queques estejam dourados e o palito saia seco.





Comentários

  1. Por tudo o que disse ... levo a receita!
    bj
    ...
    O passeio faz-se no Parque da Cidade … da Mealhada:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/parque-da-cidade-da-mealhada.html

    E a tarte de abóbora é decorada com … amêndoa:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/tarte-de-abobora.html

    Continuação de uma BELA de uma semana!!!

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso deste tipo de queques. Parecem mesmo deliciosos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Adoro mesmo muito este tipo de pratos! Compreendo (e dou razão!) à fome seletiva do teu filho!
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  4. Parecem deliciosos, tenho de experimentar :) uma boa receita para uma festa ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas