Salteado de Leguminosas com Tofu, Beterraba e Tomate


Porque compor um prato é como pintar uma tela. A cada pedacinho disposto, a cada sabor adicionado imaginamos sabores, texturas e a refeição começa já ali, mesmo antes de a degustar.
Esta é uma salada deliciosa e que já apresentei em showcooking, sem a adição de tofu e triturei fazendo uma pasta...DELÍCIA! Para não falar de que é simples e rápida de preparar.
A beterraba poderá usar raiada. Se usar a vermelha, irá dar uma tonalidade diferente à salada. Nesta que apresento usei vermelha.


Ingredientes(6 a 8 porções):
400g de feijão branco previamente cozido
400g de grão previamente cozido
240g de tomate cacho
100g de beterraba raiada ou vermelha
4 c. chá alho em pó
2 pitadas de paprika
2 hastes de alecrim do tamanho do polegar
2 mãos de salsa
2 mãos cheia de coentros
1 c. sopa maple syrup ou xarope de agave conforme gosto


Modo Tradicional
Leve a beterrada bem lavada e com casca cortada aos cubos, bem como o tomate fatiado ao lume com uma fio de azeite e todos os ingredientes, exceto o feijão e tofu. Deixe saltear, agitando de vez em quando, cerca de 6 a 7 min.
De seguida adicione o tofu e o feijão bem escorrido. Salteie. Deixe apurar sabores e retifique o tempero se necessário. Deixe cozinhar em lume médio até que o feijão começar a “secar”.
Se usar beterraba vermelha irá obter uma coloração diferente.
Fiz esta versão com beterraba vermelha, incluí tofu e usei um mix de feijão branco e grão para aproveitar o restante que tinha cozido, mas poderá usar só grão, feijão ou outra leguminosa como as ervilhas.
Apresentei em formato prato principal guarnecendo com micro aipo asiático e flores comestíveis, com redução balsâmica. 
Bom apetite!

Na Cuisine Companion
Salteie na taça com o misturador, utilizando o programa Slow Cook P1, repetindo 2 vezes para a beterraba e tomate. Adicione depois o feijão e tofu. Acrescente azeite se necessário. Programe Slowcook P1 duas vezes e depois P3.
O resultado na CC é mais "molhadinho", pois o feijão não seca tanto, mas tão rico em sabor como confecionado de modo tradicional.





Comentários

As mais vistas