Masterclass "Arte no processamento, produção e confeção de carne de bovino"




E nos passados dias 27 e 28 de Maio tive o enorme prazer de fazer parte do grupo que frequentou uma masterclass excelente promovida pelo Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira, Quinta dos Açores,  com o apoio do Governo Regional dos Açores.
Neste momento de formação de excelência a dinâmica colocou os sectores de produção, processamento e confeção a partilhar em conjunto o que melhor se pode fazer com a carne dos Açores. Uma carne excelente e que reserve em si um potencial ainda maior.
As partilhas do cientista da carne Phil Bass que partilhou técnicas de corte e de aproveitamento de cada peça do bovino, numa perspetiva de sustentabilidade e rentabilização do ingrediente no seu todo foi de excelência, para além de focar as formas mais adequadas de confeção de cada peça e como obter carne com maior percentagem de marmoreio e tenrura. Tudo isto com uma sua extraordinária capacidade como comunicador.
O engenheiro Jerónimo Pinto partilhou o que de melhor se pode fazer em termos da nutrição do gado, as melhores formas de acabamento de modo a obter sempre a melhor carne, com mais marmoreio e sabor. Sempre de forma animada e próxima.
Também foi dedicado um espaço de formação à carne maturada. Carne de sabor mais intenso e que não deixa indiferente quem a degusta.
Na confeção esteve presente o Chef Chakall que nos presenteou com dois dias de confeção. No primeiro com recurso à confeção de cortes considerados menos nobres, e no segundo de cortes mais nobres e maturados a 60 dias. E tão bom que estava esta carninha da Quinta dos Açores.
Em suma, dois dias de formação excelente! onde o aroma da carne e carne maturada na grelha nos deixou tão felizes...delícia!

Comentários

As mais vistas