Feijoada no Forno a Lenha Carawela - Fire Evolution

 




Esta é uma das receitas mais populares e tão presente à mesa de todos nós, com as variações que cada família lhe traz, tornando a feijoada, que é de todos nós, na sua feijoada. E esta é tão especial, porque adoramos feijoada cá por casa, porque é deliciosa e porque foi feita no forno de lenha Carawela Classic Wood Oven, um dos dos produtos desenvolvido pela empresa Carawela - Fire Evolution (https://carawela.com/), uma das mais recentes empresas parceiras do Happy Life in the Kitchen. 

Quem segue esta cozinha há já algum tempo saberá que as parcerias estabelecidas respeitam sempre uma premissa essencial, serem equipamentos ou produtos com os quais me identifico e utilizo cá por casa. De outra forma não faria sentido. E só posso dizer que feliz estou com a qualidade deste forno a lenha. Não consigo parar de o acender e ingredientes "para dentro". O sabor e aroma que resultam de cozinhar a lenha não tem igual, bem como cozinhamos de forma mais saudável.

A visão da empresa "(...) é promover a vida ao ar livre, inspirar as pessoas a sair, desfrutar e desfrutar uns dos outros enquanto desfrutam de boa comida.

Sentindo o sol e o vento. Ouvir os pássaros e cheirar a grama. Ouvir crianças correndo e brincando. Existe coisa melhor? (...)".

O que me apaixona neste forno? Vários motivos! Um deles é o fato de ser facilmente transportável. Retirando as pedras refratárias, fica ainda mais leve, pegamos nele e vamos colocando onde pretendemos cozinhar e até mesmo colocar na bagageira do carro e levá-lo para um dia no exterior; de fácil limpeza e manutenção, bem como esteticamente ser lindo. Os restantes vou partilhando. Vão espreitar aqui o site Carawela, onde encontra toda a informação sobre os produtos Carawela, dicas e sugestões de receitas.

Espero que gostem!


Ingredientes (rende 6 a 8 porções): 

650 feijão encarnadas seco demolhado e escorrido 

800g chispe 

1kg de ossos da suã 

150g chouriço de porco preto 

200g chouriço extra carne 

200g bacon 

4 folhas de louro 

6 dentes de alho 

2 cebolas 

1 clh. de sopa de cominhos moídos 

1 malagueta vermelha comprida cortada às rodelas finas (opcional) 

1 pitada de açúcar 

Sal a gosto 

Azeite q.b. 

1 “mão” de coentros + um pouco para guarnecer  


Modo de Preparação: 

1. Comece por colocar o feijão a demolhar no dia anterior, bem como o chispe, se o comprar salgado. Se o comprar natural, corte em pedaços e tempere com sal, alho, pimenta e azeite, bem como os ossos da suã. Limpe bem estes últimos para eliminar qualquer lasca de osso que possam ter. Deixe marinar durante a noite. Se não o fizer deixe as carnes marinar pelo menos 1h a 2h antes de confecionar. 

2. No dia seguinte comece por preparar o forno a lenha para a confeção da feijoada e aqueça-o até aos 300º a 350º. 

3. Escorra depois o feijão e coloque-o num tacho com água, assadeira ou alguidar de barro, de preferência a que vai utilizar para incluir depois todos os ingredientes da feijoada. Tempere com sal, uma pitada de açúcar e 1 folha de louro. Tape o tacho. Reserve. 

4. Seguidamente prepare os ossos e chispe para irem ao forno, pois irão na mesma altura. Coloque num alguidar de barro, tacho ou assadeira. Cubra com água, acrescente 2 folhas de louro, 1 cebola, 4 dentes de alho, sal e pimenta a gosto. Tape o tacho. 

5. Leve ambos os tachos ao forno Carawela. Vá verificando os líquidos ao longo do tempo de cozimento. O feijão cozerá em cerca de 2h, tendo o cuidado de não ficar demasiado cozido, pois irá mais um pouco ao forno no final. Quando cozido, retire do forno, escorra a água não a descartando, pois irá utilizar parte depois. Reserve. O chispe coze cerca de 3h. Estarão prontas quando, à passagem do garfo, a carne da suã e as peles estiverem macias. Retire do forno. Descarte a água da cozedura e deixe arrefecer um pouco para a manusear. Retire então os ossos separando a carne, bem como os ossos do chispe e corte aos pedaços alguma porção de carne ou peles maior. Reserve. 

6. Depois prepare um refogado com os enchidos, temperos e aromáticas. Pique a cebola e refogue em azeite até ficar translúcida. Acrescente os 2 dentes de alho picados, a folha de louro e a malagueta fatiada e refogue mais um pouco. Adicione seguidamente os chouriços cortados às rodelas, o bacon aos cubos e os cominhos. Deixe os enchidos derreterem parte da sua gordura. Acrescente a carne e chispe. Envolva para ganharem sabor. Cozinhe mais 2 ou 3 minutos. Retifique temperos. 

7. Após preparar o refogado junte na assadeira em que irá terminar de cozinhar a feijoada, o feijão e o preparado refogado com enchidos, carne e chispe. Envolva bem acrescentando os coentros picados. Adicione um pouco do caldo de cozedura do feijão. Não muito, apenas para não queimar o feijão na base e fazer algum molho, não necessitando cobrir o feijão. 

8. Leve ao forno novamente com tampa 10 a 15 min. elevando a temperatura do forno para os 400 graus permitindo que o ar entre mais um pouco, no regulador da tampa do forno Carawela. Se mantiver os 300 graus, após o tempo com tampa poderá ser necessário mais 5 minutos no forno sem tampa da assadeira colocada. 

9. Sirva guarnecido com um pouco de coentros picados, ou salsa se preferir, e alguns flocos de chili. Estes últimos opcionais se não gostar de um toque picante






Comentários

As mais vistas