Ninho de Cuzcuz com Ovo Recheado de Atum, Azeitonas e Tomilho...Rápido, Barato e Tão Bonito!


Um dos desafios que mais me atrai na culinária, para além de arriscar-me na criação de receitas de raiz, é transformar um prato simples do dia-a-dia num verdadeiro regalo para a vista, porque os olhos também "comem". É um desafio tão estimulante e torna qualquer refeição numa ocasião especial. E hoje foi o dia de o fazer com um ingrediente tão presente nas nossas casas - o ovo.
É engraçado que, tal como fazemos em relação às pessoas, em que temos um círculo seguro, em que sentimos que já não precisamos de os receber penteados, muito arrumados; há ingredientes, que de tão presentes que estão, esquecemos de os apresentar com a verdadeira justiça que merecem.
Hoje optei por fazer uns ovos recheados com atum, azeitonas e tomilho, num ninho de cuzcuz (somos grandes apreciadores de cuzcuz!), polvilhado com açaflor e acompanhado de maionese e tomate cherry...E não é que ficou tão bom e tão bonito! Fiquei tão contente com o resultado. Deu uma bela entrada para a família que cá vinha hoje.
Espero que gostem também!


Ingredientes:

1 dúzia de ovos
2 latas de atum
1 c. sopa de azeitonas verdes picadas
Tomilho fresco a gosto
Sal e pimenta a gosto
2 a 3 c. sopa maionese
200g cuzcuz


Coza os ovos. Deixe-os descansar um pouco, depois de cozidos, e retire a casca cuidadosamente. 
Em seguida corte-os ao meio no sentido longitudinal e retire as gemas. Reserve as metades de clara num tabuleiro e as gemas num recipiente à parte.
Adicione o atum, azeitonas, tomilho e maionese. Misture bem. Tempere a gosto, tendo cuidado com o sal, pois o atum já é salgado.
Depois preencha cada metade das claras com recheio e polvilhe com açaflor. 
Para preparar o cuzcuz, deixe ferver 200ml água com sal a gosto, adicione o cuzcuz. Misture com um garfo e deixe descansar no tacho tapado uns 10 min. Ao fim desse tempo separe os grãos de cuzcuz com um garfo.
Sirva o ovo disposto num círculo de cuzcuz, com a maionese e o tomate a acompanhar. Arrisque no empratamento!









Comentários

  1. Ficou mesmo muito bonita a apresentação. Uma forma original de apresentar o que nos é tão vulgar. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida. Nem sempre fazemos receitas elaboradas na sua raiz, mas gosto de lhes dar um toque especial...sinto-o como um desafio! Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas