Bolo de Bolacha com Cobertura de Caramelo Salgado


Há bolos com história. E este é um deles. Para mim e para muitas mais pessoas. Traz infância no sabor. Este era um bolo que a minha avó materna fazia muitas vezes. Já não o fazia há tanto tempo. Foi bom recordá-la enquanto, na mesa da sala de jantar, eu e os príncipes cá de casa o fomos montando numa perfeita bagunça das habituais deixas "agora sou eu que faço isto" ou um "agora molhas tu as bolachas que eu espalho o creme". O certo é que num período que não tenho feito muitos bolos, "soube-me pela vida" fazer este da minha Maria Lígia que o fazia com um sedoso buttercream e ao qual decidi adicionar como cobertura extra o delicioso caramelo salgado que sempre fazia para o seu charlotte.
Espero que gostem, pois está carregadinho de sabor e doces memórias!


Ingredientes:
600g bolacha Maria
Café q.b. (usei de cevada)

Buttercream (ao estilo americano, mas sem leite)
260g açúcar em pó
440g manteiga (poderá usar sem sal)
100g cacau
2 c. sopa de café

Caramelo Salgado
135g açúcar
50ml água
15g glucose (opcional)
125ml natas
5g flor de sal
25g manteiga

Modo Tradicional
Prepare café e deixe arrefecer.
Depois passe à confecção do caramelo salgado. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com o açúcar, água e glucose. Não necessita utilizar obrigatoriamente esta última, pois é utilizada apenas para evitar a cristalização. Deixe caramelizar. Quando atingir a cor âmbar adicione as natas cuidadosamente, pois irá borbulhar bastante. Cuidado para não se queimar. Para evitar salpicos maiores aqueço um pouco as natas (até tépidas) antes de adicionar ao caramelo. Adicione a flor de sal. Envolva. Envolva bem, adicione a manteiga. Mexa bem para emulsionar. Deixe a arrefecer e ganhar consistência para utilizar posteriormente. Caso não utilize tudo, conserve num frasco hermético no frigorífico.
De seguida prepare o buttercream. Retire a manteiga do frigorífico cerca de 10 a 15 min. antes de utilizar. Coloque na taça da batedeira a manteiga e açúcar em pó. Bata em velocidade média alta até que se apresente um creme fofo (cerca de 8 a 10 min.). Depois adicione o cacau e o café. Bata até envolver bem. 
Passe então à montagem do bolo. Faço em formato flor, dispondo uma bolacha ao centro e preenchendo o espaço à volta. Cada camada levará 7 bolachas.
Coloque um pouco de creme na base do prato que irá usar para fixar as bolachas.
Demolhe as bolachas no café ligeiramente, de modo a que não fiquem excessivamente amolecidas. Disponha a camada de bolachas no prato. Coloque uma noz de creme em cada bolacha. Alise de modo a ficar uma camada de creme nivelada. 
Repita este passo até que terminem as bolachas. Aí cubra todo o bolo com o buttercream.
Termine com a aplicação do caramelo salgado no centro do bolo deixando-o escorrer ligeiramente pelos lados. Se necessário, com uma colher aplique algumas porções de caramelo pelas extremidades do bolo para conseguir o efeito drip.
Poderá ainda fazer umas gotas ou flores no topo com o restante buttercream.
Bom apetite.







Comentários

  1. Olá, é possível adaptar a receita do caramelo para a CC da moulinex? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena. Irei fazê-lo sim. Deixo depois aqui. Beijinho e obrigada por acompanhar este cantinho

      Eliminar
    2. Olá, este bolo fica lindo e as memórias tornam tudo ainda mais especial !
      Estando de quarentena (sem natas em casa) , acha possível trocar por leite? Obrigada e parabéns 👏

      Eliminar
    3. Olá Cristina. Desculpe a demora na resposta. Se calhar até já tem natas. Nunca fiz, mas penso que resultará sim. Muito obrigada pela visita e pelas carinhosas palavras. Beijinho grande

      Eliminar
    4. Helena acabei por não fazer na CC, mas se pesquisar no grupo, a Virgínia Almeida tem uma receita de caramelo salgado. Se não encontrar diga-me qualquer coisa e envio o link. Beijinho grande

      Eliminar
  2. Olá, assim que publicar o caramelo salgado para fazer na CC da Moulinex, por favor, deixe um alerta. Muito obrigada. =)

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara, tdnho que admitir que não sou fã de bolo de bolacha, mas mal vi esta sua receita tive imensa vontade de o comer, logo... tive que experimentar!! E não é que saiu bem!! Adorei!!! Ao contrário daquilo que pensava não ficou demasiado doce ou enjoativo, fato esse que me faz não apreciar os bolos de bolacha, por ficarem demasiado enjoativos. Só posso dizer que é divinal!!! Obrigada pela partilha da receita.

    ResponderEliminar
  4. Aspecto delicioso
    .
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  5. Ola tive a ler a receita e tive uma dúvida gostava se possível informar se o cafe que leva o chocolate e em pó obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel. É café já preparado, líquido. Espero que goste e mais alguma questão é só dizer. Beijinhos

      Eliminar
    2. Sara este bolo é uma tradição e com esta inovação do caramelo salgado ficou uma maravilha! Obrigada pela partilha!!!

      Eliminar
  6. Como é o procedimento do caramelo salgado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês. O modo de confeção do caramelo está logo no início da receita (modo tradicional). Se não estiver claro, ou tiver alguma dúvida, diga.
      Não contabilizei o número de fatias, mas diria 25.
      Beijinho e espero que goste.

      Eliminar
  7. Adoro bolo de bolacha e este com o caramelo salgado deve ficar divinal. Vou ter de experimentar. Vou guardar o seu link para cá voltar e roubar a receita. Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Experimentei e adorámos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas