Bolo de Cenoura com Recheio de Chantilly de Queijo e Doce de Laranja Amarga


Celebrar a vida é sempre um privilégio e uma alegria. Um aniversário nunca é só um aniversário; é celebrar a vida! É ganharmos mais um dia, mais uma semana, mais um ano, mais tudo! É estar com os nossos e agradecer todos os dias que até ali tivemos.
E agora em Maio fez anos uma amiga. Nunca lhe tinha feito um bolo e queria fazer-lhe um bolo especial que celebrasse com ela a amizade que os amigos lhe têm.
Tinha que ser um bolo que lhe trouxesse sorrisos. Decidi finalmente utilizar uma técnica que há muito me apetecia experimentar e deixar a imaginação voar.
E quando se junta um bolo delicioso, um recheio que desperta as papilas gustativas e o envolvemos num cremoso e suave buttercream, basta ir buscar o pincel e deixar-mo-nos levar qual criança a desenhar.
Adorei fazer este bolo. Adorei fazê-lo para um miminho a uma amiga. Adorei os sorrisos e olhar "consolado" de quem o provou.
A massa do bolo utilizado foi a da querida Helena Tomás.


Ingredientes:

Bolo (rende 2 bolos, forma 18cm alta)
2 ch. cenoura crua ralada (6 a 8 cenouras)
8 ovos L
4 ch. açúcar mascavado claro
4 ch. farinha T55 c/fermento
1 ch. óleo
1 ch. água morna
2 c. sobremesa de fermento

Recheio
300g queijo creme
200g de doce de laranja amarga
250g natas frescas
3 c. sopa de açúcar
Meia laranja (raspa)

Buttercream de Merengue Suiço
8 claras
300g açúcar
500g manteiga à temp. ambiente
1 a 2 c. sopa de sumo laranja

Corante gel verde, rosa claro, rosa escuro, amarela para decoração


Modo Tradicional:
Bolo (prepare o bolo no dia anterior a decorá-lo)
Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte com manteiga e farinha 2 formas de 18cm altas.
Triture as cenouras descascadas com a ajuda de um processador até que obtenha 2 ch. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar na batedeira em velocidade alta até que fiquem espumosos e leves (cerca de 10 a 12 min.).
Se tiver uma batedeira com taça pequenas prepare metade da receita de cada vez.
De seguida junte a água morna e bata mais um pouco até envolver.
Adicione o óleo e cenoura depois. Baixe um pouco a velocidade da batedeira e bata mais cerca de 2 a 3 minutos.
Junte por fim a farinha previamente misturada com o fermento. Bata mais um pouco baixando, mais uma vez, a velocidade e apenas o suficiente para envolver a farinha.
Divida a massa em 2 porções iguais e coloque nas formas.
Leve ao forno cerca de 50 min. ou até que o palito saia seco (teste). Se no terço final do tempo o bolo se apresentar demasiado dourado, tape com folha de alumínio no restante tempo.
Estando prontos, retire do forno. Deixe estar nas formas cerca de 15 min. Desenforme depois e deixe arrefecer em cima de uma grelha. Ao esfriarem completamente, envolva-os em papel aderente e leve ao congelador de um dia para o outro.

Recheio
Coloque o queijo e doce de laranja amarga na taça da batedeira. Bata em vel. média até que fique cremoso. Adicione depois o açúcar, natas frescas e raspa de laranja. Bata em vel. mais alta até que as natas montem. Reserve no frigorífico.

Cobertura
Coloque as claras e açúcar num recipiente de vidro refratário e leve ao lume em banho-maria (a taça não deve tocar na água do banho-maria) mexendo sempre com um fouet até que o açúcar se dissolva ou atinja 58º de temperatura.
Depois transfira as claras e açúcar aquecidos para a taça da batedeira e bata em velocidade alta até obter um merengue brilhante e sedoso. Bata 10 a 15 min. até que o merengue arrefeça (irá depender da temperatura ambiente da cozinha, no verão leva mais tempo).
Quando o merengue arrefecer comece a adicionar gradualmente, com a batedeira a funcionar e em velocidade alta também, a manteiga aos cubos. Adicione o seguinte quando o anterior estiver envolvido. Adicionada toda a manteiga, junte o sumo de laranja e bata o creme até que se apresente bem fofo e brilhante. Caso sinta dificuldade, leve a mistura ao frigorífico 1h e volte a bater.

Montagem do bolo
Retire os bolos do congelador meia-hora antes de os decorar.
Depois nivele os topos com a ajuda de uma faca ou nivelador de bolos.
Corte em seguida as camadas. Cada bolo rende 3 camadas, logo corte-os em 3 porções cada bolo.
Num prato rotativo ou no que vai apresentar o bolo, coloque um pouco de creme de manteiga para fixar a primeira camada.
Depois, com a ajuda de um saco de pasteleiro cortado no vértice aplique na extremidade exterior da camada de bolo um círculo de creme de manteiga, depois preencha o centro com o recheio com a ajuda de uma colher.
Repita este passo até que terminem as camadas de bolo. Fixe o bolo com um tubo para bolos ou paus de espetada.
Passe à cobertura, reservando 3 c. sopa de creme para aplicar o corante gel verde numa taça, 2 c. sopa para cada um dos tons de rosa e meia colher para o amarelo. Aplique o creme de manteiga e alise com a ajuda de uma faca de pão ou alisador canelado para obter um efeito irregular. Aplicada a cobertura em todo o bolo leve-o ao frigorífico 1h.
Prepare as porções do creme de manteiga colorido.
Retire o bolo do frigorífico e, com a ajuda de pincéis mais finos e mais densos, desenhe folhas e flores na cobertura. O creme branco que aplicou anteriormente ainda não estará completamente firme, pinte delicadamente, mesclando as cores na cobertura branca para um efeito irreverente. 
Poderá saltar este passo e utilizar só a cobertura branca ou dar-lhe só umas pinceladas de uma cor na porção inferior do bolo, alisando-as um pouco com o alisador.
Reserve no frigorífico até 1h antes de servir.








Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas