Bolo de Milho e Espinafre em Banho-Maria com Queijo da Ilha...Açores à Mesa!


E no passado mês de Maio decorreu no Continente Angra do Heroísmo a Feira Açores, onde os produtos regionais desta minha terra brilharam e fizeram as delícias de quem faz as suas compras nesta grande superfície.
Claro que eu, uma fã incondicional dos produtos desta minha terra, não poderia deixar de lá ir e preparar um prato que celebrasse os sabores dos Açores.
Hoje deixo-vos um dos elementos do prato que suscitou bastante curiosidade e várias foram as mensagens que recebi pedindo a sua receita...o bolo de milho e espinafre com queijo da ilha.
Sempre adorei bolo de milho. Adoro recordar a sopa que a minha avó fazia com bolinhos de milho lá mergulhados ou bolinhos que preparava com toucinho e levava à frigideira a tostar. Ainda hoje sei que não os faço igual, igual à minha D. Maria Lígia.
Para estes e para criar a receita parti do sabor do bolo de milho, mas queria dar-lhe cor. Assim juntou-se à festa o espinafre. Não contente ainda. O que faltava? Queijo! Queijo da ilha. Assim ficaria quase perfeito. O que faltava? Como confeccioná-los! Queria preservar o exterior e o esplendor do sabor do espinafre, mas também a sua cor, dando-lhe uma textura suave e brilhante...Ficou decidido! Vou levá-los ao forno em banho-maria.
Resultado? Sou suspeita, claro, mas diria...PERFEITO!
Fiz esta receita com a minha maravilhosa Cooking Chef da Kenwood Portugal que é tudo num só robot e complementada por uma série de acessórios que deixam quem gosta de cozinhar completamente encantada. Ela é batedeira, ela é tacho, ela é processador, ela 
É....poderia continuar linhas e linhas. Para além de que atinge os 180º. E sabem o que significa? Que pode fritar também!


Ingredientes:
200ml leite
2 ovos M
1/4 ch. óleo
1 ch. farinha milho
60g espinafres (folhas)
10g coentros
Sal e pimenta a gosto
1 c. sopa de fermento
1 ch. farinha trigo
Queijo da ilha q.b.

Na Cooking Chef da Kenwood Portugal
Lave e separa as folhas do espinafre. O peso é referente às folhas já separadas dos talos.
Lave os coentros.
Coloque o processador na parte superior do robot retirando a tampa. Ajuste. Coloque as folhas de espinafre e coentros no processador e adicione a farinha de milho. Processe até que os espinafres tenham ficado bem processados. Ficará com uma farinha verde. Retire o processador. Tape o robot com a tampa.
Passe à utilização da função batedeira. Coloque o gancho K. Leve a bater na taça o leite, ovos, óleo, farinha de milho com espinafre e coentros, pimenta e sal até que o preparado esteja bem envolvido na velocidade 5.
Depois adicione os restantes ingredientes, exceto o queijo. 
Bate na vel. 2 ou 3 apenas até envolver a farinha de trigo e fermento.
De seguida coloque a massa numa forma de silicone. Usei forma com 6 semi-circunferências. Coloque em cada forminha 6 a 8 cubinhos de queijo da ilha.
Depois leve a massa ao forno (pré-aquecido a 180º) num tabuleiro com água para que assem em banho-maria por cerca de 25 min. ou até que se apresentem cozinhados fazendo o teste do palito.
Podem comer-se quentes ou frios, mas mornos são de ir ao céu!












Comentários

As mais vistas