Húmus de Grão e Coentros com Bifinhos de Couve-Flor Assada e Maple Syryp


Gosto de sabores contrastantes, de texturas e muita cor. A sugestão que vos deixo hoje é tudo isso e foi um sucesso na mesa de degustação e showcooking em que a apresentei.
Deixo aqui o registo em fingerfood, mas é um prato principal maravilhoso bastando, para isso, cortar em fatias a couve-flor inteira e não em floretes.

Ingredientes:

Couve-flor assada 
1 couve-flor média 
Sal q.b. 
Pimenta preta q.b. 
2 c. chá rasas de paprika doce fumada 
1 c. chá alecrim desidratado  
Fio de Azeite e fio de maple syrup ou xarope de agave 
Húmus de Coentros 
250 g de grão 
1 molho pequeno de coentros, cerca de 40g 
20g salsa 
3 colheres de sopa de sumo de limão 
1 colher de chá de cominhos em pó 
Pitada de pimenta preta 
Azeite e sal q.b. 
Coentros frescos 
Água q.b. (opcional) 
2 colheres de sopa de tahine 
Preparação da Couve-Flor
Lave a couve-flor. Divida os floretes. Com a ajuda de uma faca corte fatias de couve-flor de cada florete. Para fazer em prato principal não divida em floretes e corte fatias com cerca de 0,7cm da couve-flor inteira. 
Disponha as fatias de couve-flor num tabuleiro forrado de papel vegetal. Salpique com sal, pimenta, o alecrim e paprika fumada. Regue com um pouco de azeite e maple syrup. Leve ao forno pré-aquecido a 200º, baixando nessa altura para 180º. Retire quando as fatias se apresentarem douradas. Reserve. 
Preparação do Húmus
Demolhe o grão de bico no mínimo de 8 horas. Depois escorra-o, passando o grão por água muito bem. Leve a cozer 20 minutos na panela de pressão. Poderá utilizar grão já cozido em frasco, escorra o grão e passe-o bem por água antes de usar. 
Junte todos os ingredientes num processador de alimentos (com a exceção das sementes de sésamo e a paprika), até que todos se combinem e resultem num patê cremoso e sedoso. 
Caso queira o seu húmus bem cremoso, junte um pouco da água da cozedura do grão de bico até obter o ponto desejado. Retifique com sal e especiarias. 
Guarnição 
Sementes de sésamo ligeiramente tostadas 
Flor de borragem 
Funcho 
Composição do fingerfood 
Com a ajuda de um saco de pasteleiro ou colher coloque numa tacinha uma base de húmus de coentros. Depois disponha uma fatia de couve-flor assada. Regue com um pouco de maple syrup. Guarneça com as sementes de sésamo, aplique a flor de borragem e uns raminhos de funcho. 





Comentários

As mais vistas