De menos nobre a estrela!



Não é pouco usual, ao irmos ao talho, perguntarem-nos se queremos carne de vaca de primeira ou segunda. Esta categorização está relacionada com o escolhermos peças de carne localizadas em zonas da vaca, mais ou menos musculadas, mais ou menos envolvidos no movimento do animal, o que definirá se está mais indicada para determinado tipo de confeção ou sabor, se tem mais nervo ou menos ou gordura. Estas últimas, as de segunda, são mais indicadas para ensopados, guisados, molhos e, claro, para a nossa tradicional Sopa do Espírito Santo, que é uma delícia!
O Acém é uma das peças intituladas de carne de segunda, contudo isso não significa que não possa brilhar no prato. Pelo contrário, cada vez há mais a tendência de usar o animal todo (suas diferentes peças) na confeção de pratos e refeições maravilhosas, adaptando a sua forma de confeção e corte.
O Acém brilha cá em casa. É uma carne que precisa de tempo de cozedura para se tornar tenra e libertar o seu excelente sabor no caldo que dessa cozedura nasce.
Cada vez que o sirvo, ou de forma mais tradicional ou contemporânea, digamos assim, ele torna-se rei da minha mesa. E ontem foi coroado novamente!
Preparei a carne na pressão, aromatizando o líquido de cozedura. Resultado, uma carne tenra, que se desfia ao passar o garfo. E quanto ao caldo - porque nada se deve desperdiçar - optei por colocá-lo, depois de coado, em sacos de gelo, ficando assim com caldo de carne para aromatizar sopas e molhos. Outra opção, é cozer-se legumes e servir-se como sopa.



Ingredientes (4 pessoas):
1,5 kg acém com osso
1 pau de canela
24 bolas de pimenta jamaica
1 cebola
2 dentes de alho esmagados
4 cenouras pequenas
1 folha de louro
1 l caldo de galinha ou carne
1 c. sopa de banha de porco
Sal a gosto

Colocar todos os ingredientes na panela de pressão, durante 1h35 min. Esta carne fiz na Cookeo da Moulinex na função pressão. 
Se não tiver panela de pressão ou não a quiser utilizar, poderá cozinhar a carne no tacho, sendo que após ferver, deverá cozinhar em lume brando e por mais tempo de modo a ficar tenra e o caldo ficar com sabor vibrante do tempero e sucos da carne.
Ao terminar a cozedura, retire a carne, fatie, e coe o molho.
Servir com acompanhamento a gosto. Desta vez escolhi uma salada aromática e reguei o prato com azeite.

Espero que gostem e coroem o acém também à vossa mesa!

Comentários

  1. Adorei esta receita! beijinhos

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sabores do Ninho! Fico muito contente. Uso muito o acém e faz prato maravilhosos :) Volte sempre a esta cozinha....vou espreitar a sua também :) Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas