Mãe tens pão com sementes para o pequeno-almoço?


O dia começa a nascer, o sol vai espreitando pelas frestas das janelas e, mesmo que assim não fosse, os meus dois despertadores de carne e osso - os melhores do mundo - tocam para acordar. Ninguém em casa sossega mais. E começa logo o bem-vindo: "Bom dia mãe, o pequeno-almoço?". Não dispensam o leite e, muito frequentemente gosto de preparar o pão em casa para que o comam fresco e apetitoso ao começarem o dia. Para a mamãe, água a aquecer para um chá, que nem o calor me tira o gosto em tomá-lo.
O filhote mais velho já por diversas vezes me havia pedido pão com sementes e eis que chegou o dia!
Quentinho, fresco, com crosta estaladiça e miolo macio e arejado! Que maravilha!

Aceitam uma fatia? Bom dia! 

Ingredientes (para 2 pães):
750g farinha de trigo
495 ml de água morna
1 saqueta de fermento Fermipan
sal a gosto
1 pitada de açucar
1 embalagem de mix de sementes

Na Cuisine Companion ou outro Robot adaptando as velocidades segundo as tabelas existentes:

Coloque todos os ingredientes na taça e programe Pastry, P1. Fui fazendo paragens de 30 em 30 seg, durante uns breves instantes, dado estar a fazer 750g farinha, de modo a que o motor não entrasse em esforço. Faço-o por precaução apenas, pois a máquina responde muito bem. Findos os 2,5 min. da 1ª parte do programa, deixar a levedar na taça. Ao terminar de levedar, retire da taça e trabalhe um pouco a massa com as mãos. Divida a mesma em duas partes. Em cada porção, trabalhe a massa mais um pouco, esticando a massa e colocando sementes, esticar, colocar sementes. Depois dê-lhe a forma que preferir e cubra com sementes. Vai ao forno pré-aquecido a 200 graus, passando para 180 para cozer o pão. Quando pronto, retire e barre com manteiga no topo.

Modo tradicional:
Coloque a farinha num alguidar ou bancada limpa, faça um orifício no meio da farinha e coloque os ingredientes secos, misturando a água à medida que a vai incorporando com os restantes. Depois de amassada, não deverá ficar muito pesada, fica um pouco pegajosa, cubra o alguidar com uma toalha ou papel aderente e deixe levedar pelo menos 1h ou até dobrar de volume. Costumo aquecer o forno a 50º durante 15 min., depois desligo e coloco a massa no forno a levedar.
Nessa altura proceder como descrito acima.





Comentários

  1. Que pão maravilhoso! Beijinhos e bom fim de semana

    http://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Não há nada como um pão fresco. E este ficou uma delícia :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro pão, o meu pecado...
    Como sem nada se for preciso para mim meio sustento....
    Está lindo e apetitoso bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas