Reinterpretando as Espécies de S. Jorge


Outro dia na cozinha! E enquanto tenho a Cuisine Companion a ajudar-me a fazer uma bela sopa de cenoura e a Cookeo, na pressão, a cozinhar um belo acém (mostro mais logo;), partilho convosco o desafio a que me propus Domingo.
Domingo foi dia de ir para fora cá dentro e decidi ir até à ilha de S. Jorge e aventurar-me na pesquisa da receita das espécies, doce tradicional e delicioso dessa ilha, com recheio de especiarias - daí o nome de espécie - e que remonta ao sec. XV (altura da povoação da ilha), e que tem um travo picante que lhe dá um sabor extraordinário! E embora a verdadeira receita estar nas mãos das doceiras desta ilha, mesmo assim aventurei-me e, como não tenho uma carretilha "como deve ser" para o recorte tradicional da massa que envolve o recheio e enquanto aprendo a fazê-lo sem ofender quem as faz tão bem, resolvi reinterpretar a forma e acrescentar um "twist" adicionando gengibre, esperando não desvirtuar a beleza e sabor deste doce maravilhoso!
E ficou assim, um saboroso ravioli doce, que acompanhei com mel e um gostoso café! E que belo lanche ficou. 




Ingredientes (recheio):
500g açucar
250g de pão ralado 
25g canela em pó
30g erva doce moída
meia colher café pimenta jamaica
meia colher sobremesa gengibre em pó
raspa de 1 a 2 limões
25g manteiga

Levar ao lume com 2 dl de água o açucar até atingir o ponto fio (101º). Depois adiciona-se os restantes ingredientes e mexe-se tudo, deixando cozer para o recheio ficar consistente. Deixa-se a arrefecer de um dia para o outro (fiz no serão de Domingo para as trabalhar na segunda-feira).

Ingredientes (massa):
encontra-se diferentes receitas para a massa das espécies, optei por esta...dobrei a receita, tinha feito metade mas não foi suficiente para o recheio.

2 c. sopa azeite
2 c. sopa banha ou manteiga (usei banha)
1 pitada de sal
cerca de 300ml de água
500g farinho trigo

Peneire a farinha e junte a banha derretida, o azeite e a água morna, onde dissolveu o sal.
Trabalhe os ingredientes rapidamente numa superfície fria.
Coloca-se depois a massa a descansar 1h numa tigela que aqueci colocando água a ferver e enxuguei. Tapei com papel aderente.
Passada a hora de descanso, estendi de forma a ficar fina e cortei círculos. Coloca-se recheio no meio. Tapei com outro círculo (pincelei anteriormente os extremos com água) e com a ajuda de um garfo dei a forma canelada dos extremos.
Vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 min ou até ficarem ligeiramente douradas nos extremos.

Preparei a massa na CC. Coloquei na taça o acessório amassar. Comecei pondo a banha a derreter, a 30º, 1min., depois adicionei os restantes ingredientes. Programei o programa Pastry, P1. Retirei no final e levedei como mencionado acima.




Comentários

As mais vistas