Clafoutis de Cereja! Aceitam uma fatia?



Cerejas, cerejas, cerejas...Que fruto tão bonito! Colorido e alegre! E que me leva de volta ao tempo em que vivia em Lisboa e, nos fins-de-semana, viajava de carro pelo país, conhecendo aldeias e a nossa história. Adoro-as sejam de Resende, do Fundão ou de outra região.
É impossível esquecer passar na estrada e, nesta época, encontrar os pequenos agricultores na berma com as suas bancas de cerejas. E como era bom parar, descansar um pouco, trocar meia dúzia de palavras, ouvindo a sua história e continuar viagem com um aroma especial no carro e já trincando alguns destes maravilhosos frutos.
A receita de clafoutis que hoje vos apresento foi confeccionada no masterchef australia e devo dizer que me conquistou.
Cerejas, cerejas, clafoutis de cerejas...Este vou acompanhar com uma limonada fresca caseira com raminho de hortelã. São servidos?



Ingredientes (2 tarteiras de 350 ml)

Marinada das cerejas:
400g cerejas
1c. sopa açucar
sumo laranja

Creme:
50g farinha peneirada
1 pitada sal
1 ovo e 1 gema
1/2 c. chá raspa de limão
1/2 c. chá extrato de baunilha
80 ml leite
80 ml de natas
100g açucar
60 ml sumo laranja
35g manteiga derretida
50g chocolate branco


Retire os caroços às cerejas e deixe-as marinar no sumo de laranja e açucar.
Derreta a manteiga e o chocolate e manteiga em banho-maria e reserve.
Misture a farinha e o sal. No centro fazer um buraco e colocar o ovo e a gem, raspa do limão e baunilha. Misture tudo até ficar homogéneo. 
Noutro recipiente misture o leite e as natas e acrescente gradualmente ao preparado anterior. Em seguida adicione o açucar, sumo de laranja e a mistura de manteiga e chocolate. Misture bem.
Escorra as cerejas e distribua-as pelas duas tarteiras, untadas e cobertas de açucar. Coloque a mistura do creme até 3/4 das formas.
Leve a forno pré-aquecido a 180º, por 30 a 35 min ou até que estejam douradas.
Polvilhe com açucar em pó.





Comentários

As mais vistas