Raiz de Aipo...uma raiz que vale a pena experimentar!


Não é muito frequente encontrar raiz de aipo no comércio aqui da ilha. Daí que quando vi um cesto cheio de aipo-rábano, como também é conhecida, decidi logo que teria de experimentar (foi a primeira vez que a cozinhei). Escolhi uma sólida, pesada e com umas folhas verdes frescas (como manda a lei). 
Embora ainda relativamente pouco conhecida e utilizada, esta é uma raiz muito versátil, podendo comer-se crua, em saladas, como em sopas, cozida a vapor, assada ou até mesmo frita, como de batata se tratasse. Muito rica em água e vitamina K. O seu sabor, ligeiramente picante e fresco, entre o aipo e a salsa, imprime um caráter especial à refeição onde é utilizada, com a vantagem de não ser muito calórica! 
Como tinha comprado no talho carne, que mandei picar, optei por cozer a raiz a vapor na panela de pressão, envolvê-la num preparado de carne e bacon regado de mel e lima (sim! Adoro lima!). Resultou num sabor intrigante de que gostei muito. A repetir sem dúvida!

Nota: As flores não são bio comestíveis. Foram utilizadas apenas para efeitos ornamentais sem contato com a comida. Havendo contato têm de estar com as devidas protecções(embora a rigor, nas regras de empratamento, só deverá estar no prato o que é comestível)














Ingredientes (4 a 6 pessoas)
1 raiz de aipo grande
Queijo fatia q.b.
Bacon faticado q.b.
2 c. sopa mel
Sumo de lima a gosto
1 kg carne de vaca ou porco picada (usei de vaca)
Manjericão fresco a gosto
100g de queijo ralado
Pimentão doce q.b.
Sal e pimenta a gosto

Arranje a raiz de aipo, escovando-a para retirar todas as impurezas e com uma faca de legumes afiada retire-lhe a casa rugosa. Vai descobrir um interior branco, semelhante ao nabo. Cubra com sal a gosto, coloque num cesto de vapor e leve a cozer na pressão por 25 a 30 min. Se fizer a vapor na Cuisine Companion, terá de deixar mais tempo, embora os tempos de referência sejam estes, a minha experiência nesta receita, indica que precisará próximo dos 50 min.
Entretanto tempere a carne de sal, pimenta e pimentão doce e adicione o queijo e manjericão picado.
Quando a raiz estiver cozida, retire da panela, deixe arrefecer um pouco e coloque-a em cima de papel vegetal ou alumínio para ir ao forno (depois torna-se mais fácil movimentá-la para que não perca a beleza), depois envolva com as fatias de queijo e prenda com palitos.Em seguida, envolva com o preparado de carne, dispondo posteriormente as fatias de bacon a toda a volta, prendendo com palitos novamente. Posteriormente regue com o mel e um pouco de sumo de lima.
Leve ao forno a 180º, tapada com folha de alumínio. Assim que verificar que a carne cozinhou (vai perceber pelos sucos libertados e pelo toque), retire o papel alumínio para alourar. E está pronto a servir.

Gostou da sugestão? Deixe o seu comentário!




Comentários

As mais vistas