Roulade de Frango com bacon, alheira, queijo, nozes e tâmaras...Uma explosão de sabor e textura!


O roulade é um prato de origem europeia, que ganha o seu nome do francês "roler" e que consiste num corte de carne enrolado num recheio.
É um prato que, sem dúvida, abrilhanta um jantar e deixa o nosso palato completamente satisfeito, com a vantagem de o ter feito a vapor.
Indo até à despensa e frigorífico, explorei o que lá havia e decidi fazê-lo com bacon, alheira, queijo, tâmaras e nozes para lhe dar textura e, claro, frango. Por norma usa-se só o peito, mas também pode usar as pernas, o que utilizei quando criei a receita, tendo utilizado nos roulades com a carne das pernas a pele, de modo a não permitir que o recheio saísse, dado que o pedaço de carne é mais irregular que o peito.
Para acompanhar optei por umas batatas com alecrim e tomilho e puré de maça com as mesmas aromáticas, com azeite aromatizado e crocante de bacon...o resultado? Divinal, uma explosão de sabor e textura!
Agrada-vos a sugestão?

Abaixo da receita deixo-vos fotos da montagem do roulade....experimentem, pois vale, e muito, a pena fazê-lo.



INGREDIENTES (6 pessoas)



ROULADES:

6 PEÇAS DE FRANGO DESOSSADAS (COXAS - COM PELE E/OU PEITOS SEM PELE)

2 ALHEIRAS DE CAÇA

18 FATIAS FINAS DE BACON FUMADO

QUEIJO TIPO PHILADÉLPHIA (PREVIAMENTE AROMATIZADO COM SAL E MANJERICÃO SECO)

125G NOZES TRITURADAS GRADAMENTE

TÂMARAS Q.B.                                                

BATATA ASSAR 1 KG

1 LIMÃO ÀS RODELAS

ALECRIM Q.B.

TOMILHO Q.B.

SAL Q.B.

MANTEIGA PARA ALOURAR



PURÉ DE MAÇÃ:

600G MAÇÃ VERMELHA                                      

2 C. SOPA AÇÚCAR MASCAVADO CLARO

SUMO DE LIMÃO Q.B.

1 RAMO DE ALECRIM

1 RAMO DE TOMILHO



AZEITE AROMATIZADO:


100G AZEITE

COENTROS Q.B.

MANJERICÃO SECO Q.B.

SAL Q.B.



CROCANTE DE BACON:

6 FATIAS DE BACON CORTADAS EM PEDAÇOS BEM PEQUENOS


Na Cuisine Companion (de modo tradicional, bastará usar uma panela e um cesto a vapor, e procede do mesmo modo para os diferentes elementos da receita)

Prepare as peças de frango, abrindo as mesmas de modo que sirvam de base para colocar o recheio.
Antes de colocar o recheio, tempere com algumas pedras de sal o frango.
Depois coloque cada peça (proceder da mesma forma até terminar as 6 peças) entre 2 quadrados de papel vegetal e bata a carne com um rolo de amassar ou martelo de cozinha liso, para que a mesma fique fina. Depois transfira a peça de carne para uma folha papel aderente para altas temperaturas, colocando-a junto a um dos extremos, de modo a poder enrolá-la depois. Comece a dispor o recheio, dispondo primeiro 3 fatias de bacon, depois a alheira (sem pele e esmigalhada), a seguir o queijo creme aromatizado, depois as nozes e, por fim uma fila de tâmaras onde se vai começar a enrolar. Tirando a camada do bacon que cobre toda a carne, basta rechear até cerca de pouco mais de metade , pois o recheio vai deslizar no enrolar.
Enrolar como se fosse uma torta, apertando bem, envolvendo todo o Roulade no papel aderente, amarrando bem nas extremidades laterais. Repetir para todas as peças. Levar ao frigorífico cerca de 1h, bastará para ficarem firmes.
Entretanto coloque na taça cerca 1400ml de água, com 3 rodelas de limão, o tomilho e alecrim (modo tradicional, no tacho).
Descasque e corte as maçãs e regue com limão. Coloque-as no cesto de vapor e o mesmo na taça. Coloque a tampa, sem a tampa reguladora de vapor e coloque o tabuleiro de recolha de sucos. Na panela (terceiro nível de cozedura) coloque as batatas descascadas, e tempere com sal, tomilho e alecrim. Forre o tabuleiro da panela (quarto nível) com papel vegetal e disponha os Roulades. Tape e programe 120 graus, 1h25, altura em que deverá verificar se os roulades já estão cozidos.
Verifique se as batatas estão cozidas aos 45min. e retire caso estejam, continuando a cozinhar as maçãs e os roulades. 
Quando estes estiverem prontos, retire os rolos e deixe arrefecer um pouco para conseguir manuseá-los. Retire o cesto com as maçãs. Despeje a água da taça, coloque a ultrablade e triture (no modo tradicional faça-o com a varinha mágica) a maçã com 2 c sopa de açúcar mascavado claro e um pouco de sumo de limão.
Prepare o azeite misturando sal a gosto, coentros bem picados e manjericão seco e reserve.
Prepare o crocante de bacon cortando as tiras em pedaços bem pequenos e leve-os à frigideira. Seque-os depois em papel de cozinha.
Em seguida, retire o papel aderente dos roulades cuidadosamente para não desmancharem (fure primeiro o papel, pois irão sair os sucos da carne, de modo a não se queimar) e aloure-os em manteiga na frigideira.
Sirva os roulades cortados com os acompanhamentos preparados e regados com o azeite e crocante.











Comentários

As mais vistas