Sopa de Peixe com cuzcuz e ovo escalfado...Um manjar tradicional!



O peixe é um dos alimentos que mais apreciamos cá em casa, ou não vivêssemos nos Açores, terra de excelente peixe. É de fato um privilégio! Poder ir até ao porto, ver os barcos chegar com o peixe fresco...mesmo acabadinho de pescar. E, mesmo tendo que esperar que vá para a lota, vale a pena ver, cheirar e imaginar o que fazer com cada um deles.
Quando compro peixe, nunca o trago em posta, exceto aqueles que já vendem assim, como o salmão, mais raro de encontrar inteiro. Peço sempre o peixe inteiro, pois as cabeças, aparas e espinhas dão caldos e sopas maravilhosas.
Foi isso que aconteceu hoje. Tinha uma cabeça de abrótea grande e 1 posta e resolvi fazer este caldo, muito apreciado cá em casa.
Este fiz com cuzcuz, gengibre e ovo escalfado.
E embora esta seja uma sopa conotada com os tempos frios, cá em casa ela vai à mesa em todas as estações e enchendo a casa de um aroma extraordinário.

Espero que gostem e a experimentem!



Ingredientes (4 pessoas)
1 cabeça de abrótea grande
1 posta de abrótea
1 molho de coentros
6 raminhos de cebolinho
4 cenouras pequenas inteiras ou 2 médias
1 pedaço de gengibre fresco com a largura de 2 dedos
1,5l caldo de peixe
Polpa de tomate a gosto
4 ovos
pimenta ou piri-piri a gosto
sal a gosto
açaflor q.b.


Coloque todos os ingredientes na panela de pressão (usei a Cookeo), exceto os ovos e programe 30 min. Retire e coe o caldo. Coloque 1/3 de cuzcuz para o caldo que vai utilizar e tape o tacho por alguns minutos. Depois é só mexer. Desfie o peixe em pedaços generosos e reserve.
Para escalfar os ovos (um destes dias dedico um post a este tema), Coloque água a ferver num tacho baixo. Quando a água ferver, adicione um copos de água para baixar a temperatura e coloque 1 colher sopa de vinagre (há quem adicione mais, mas faço assim e resulta bem), mexa com a colher ou vareta a água, provocando um efeito de redemoinho (ajudará a que os ovos fiquem redondos e bonitos). Coloque os ovos mesmo junto à água e se necessário, como uma colher, ajeite para ficarem redondos. Deixe cozinhar 3 minutos par ficar com a gema líquida. Depois retire com muito cuidado e coloque sobre papel cozinha para retirar o excesso de água.
Sirva a sopa com com o ovo, coentros e tomate, polvilhando com açaflor.
Resultado: sabor, aroma e textura...uma manjar tradicional!



Comentários

As mais vistas