Bucatini com Presunto, Figos e Nozes e um Azeite Especial...Porque é fácil, rápido, saboroso e tão bonito à mesa!


E hoje o dia foi dedicado aos figos. Que fruta maravilhosa! De cor verde por fora e uma polpa de uma cor entre o castanho e avermelhado, linda! A sua doçura conquista-me e o mistério de esconder tantos outros frutos, a que chamamos sementes.
E se havia dia para utilizar esta fruta extraordinária e especial para mim, tinha que ser hoje, precisamente no dia em que faz dois meses da existência do Happylifeinthekitchen. A receita para além de ingredientes que me são especialmente queridos, tinha que incluir ingredientes portugueses, mas também ir beber a outras gastronomias, algo que define, de certo modo, o meu estar em cozinha...tudo com muito amor!
A receita que hoje partilho é rápida (levamos o tempo de cozedura da massa), económica e fará uma mesa linda para partilharem com a família e amigos. Optei por fazer Bucatini com presunto, figos e nozes regada com um azeite de rúcula para "cortar" a riqueza do presunto, embora tenha utilizado de cura suave. Ficou tão saboroso! Espero que gostem.
Obrigada por me acompanharem com tanto carinho; continuem desse lado, pois deste prometo esforçar-me por aprender e partilhar o melhor que conseguir.


Ingredientes (4 pessoas) - 15 min. de confeção:
250g de Bucatini (+/- 80g pessoa)
Água e sal para cozer a massa
2 fatias de pesunto por pessoa
1 figo por pessoa
Nozes a gosto
Azeite 80g
Rúcula q.b.
Sal a gosto

Modo Tradicional
Num tacho, deite água abundante a ferver com sal, para cozer a massa. Quando ferver, adicione o Bucatini e coza por 7 a 9 min.
Enquanto a massa coze, num recipiente coloque o azeite e rúcula e com a ajuda de uma varinha mágia, rale tudo. Tempere com uma pitada de sal.
Pique nozes a gosto.
Fatie os figos.
Corte longitudinalmente as fatias de presunto em tiras.
Quanto a massa estiver cozida, escorra-a e adicione 1 c. sopa de azeite e envolva.
Sirva colocando no fundo do prato algumas fatias de figo. De seguida disponha a porção da massa, em cone, com a ajuda de uma pinça que vai rodando para que a massa tome forma. Coloque tiras de presunto por cima e figo. Polvilhe com o miolo de noz picado e regue com o azeite de rúcula.
Bom apetite!

Na Cuisine Companion ou Cookeo
Poderá usar robot de cozinha para cozer a massa.
Na Cuisine Companion, coloque 2l água e sal, programando 100º, 20 min. Verifique que a água ferve. Aí adiciona a massa e programe mais 10 min.
Na Cookeo coloque o limite máximo de água e programe cozedura tradicional alta. Deixe ferver. Ai coloque a massa e o sal. Programe Pressão por 5 min, pois com o tempo de pré-aquecimento dará para cozer a massa.
Para o azeite poderá utilizar a Cuisine Companion, com o acessório ultrablade. Coloque todos os ingredientes para o azeite e faça uns toques no turbo.






Comentários

  1. Adoro figos , ficou um prato lindo , seria um almoço perfeito.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito bom e é simples e rápido de se fazer...e Domingo foi o dia do Figo cá em casa :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Acho que deve ser uma delicia!!! Já guardei a receita!
    Beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter ido para as tuas receitas guardadas :) Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  3. Obrigada Sofia! :) Vou dar uma espreitadela nos teus posts :) Beijinhos e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas