Camembert Assado com Creme de Tâmaras e Romãs, Figos e Azeite de Malagueta...Uma entrada romântica!
E hoje o dia era da romã! Corri riscos, pois usei ingredientes que poderiam apagar o seu sabor. Penso que consegui ultrapassar esse risco.
Poderia ter optado por fazer sobressair outro dos ingredientes, mas a romã é tão bonito nesta época! De cor viva e quente, doce, tão docinha, mas ao mesmo tempo com um sabor tão característico que a torna suavemente doce e não explosivamente doce, resultando até no "corte" de excesso de doçura de alguns ingredientes (aprende-se a ver o Masterchef!), fazendo o paladar surpreender-se a cada semente degustada.
Escolhi combiná-la com queijo camembert, um queijo de pasta mole e excelente para assar. Para contrastar com o seu sabor combinei a romã com tâmaras fazendo um creme que, depois, "salpiquei" com as sementes da romã, tomilho e figos. Para lhe dar um atrevimento final reguei com um azeite de malagueta.
Ao ver e saborear o resultado, só me apeteceu pôr a melhor toalha na mesa, pratos brancos para realçar o dourado da massa filo com que envolvi os ingredientes, acender umas velas, sentar a família à mesa e degustarmos todos esta surpreendentes entrada e, entre garfadas e conversa, "roubar" pedacinhos de massa mesmo da travessa, enquanto filhos e pai estão distraídos.
O resultado surpreendeu e será uma entrada, de certeza, na ceia de Natal, época que se aproxima e me enche de alegria.
Esta é uma receitinha que também dá resposta ao desafio da Marta Dionísio do Intrusa na Cozinha, que dinamiza uns deliciosos meses temáticos. Este dedicado à romã. Que boa escolha Martinha.
Espero que gostem da sugestão!
Ingredientes:
250g queijo camembert ou brie
1 romã
15 tâmaras descaroçadas
3 a 4 figos pequenos ou 2 grandes
30g azeite
Malagueta (1 pedaço tamanho meio polegar)
Tomilho q.b.
4 folhas massa filo
1,5 c. sopa manteiga derretida
Água q.b.
Fio de culinária
Na Cuisine Companion
Comece por preparar os ingredientes a envolver na massa filo. Esta deve preparar na hora de montar a trouxa de modo a que não seque.
Dê uns cortes no topo do queijo e reserve.
Em seguida abra a romã. Reserve.
Na taça, com a ultrablade, coloque as tâmaras com um pouco de água e programe 60º, 10 min. para amaciar as tâmaras. Ao fim desse tempo, coloque um pouco de papel vegetal dentro da taça, de forma que, ao triturar as tâmaras, evite que se espalhem em demasia pela taça (imagem abaixo). Dê uns toques no turbo até que as tâmaras fiquem raladas (deixei uns bocadinhos mais inteiros para que se sentissem ao mastigar). Depois adicione metade das sementes da romã programar 60º, 10 min. (verifique se necessita um pouco mais de água - não precisei adicionar). Findo esse tempo, reserve o preparado. Lave a taça.
Depois lave o pedaço da malagueta e retire as sementes. Pique e adicione o azeite e umas folhinhas de tomilho. Coloque na taça, com a ultrablade e dê uns toques do turbo. Reserve.
Logo em seguida, derreta a manteiga. Abra as folhas de massa filo em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele com a manteiga derretida e coloque outra folha por cima. Repita até que terminem as 4 folhas.
Coloque o queijo ao centro. Regue com um pouco do azeite. Em seguida o creme de romã e tâmaras (não faça uma camada muito alta de modo a não sobrepôr o sabor do queijo e para o sentir de forma clara. Disponha sementes de romã e tomilho por cima. Depois faça uma camada de figos fatiados. Coloque novamente sementes de romã (reserve algumas para guarnecer depois) e tomilho. Regue outra vez com o azeite de malagueta.
Componha a massa como se de uma trouxa se tratasse e amarre com fio culinário. Apare a massa de modo a que não fique uma trouxa "bonitinha".
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 min. ou até que a massa fique dourada.
Quando servir espalhe as sementes que reservou por cima da trouxa e acompanhe com torradinhas de massa filo (da massa que aparou), crackers ou torradas.
Modo tradicional
Proceda como descrito acima utilizando o tacho para fazer o creme de tâmaras com romãs. Rale utilizando a varinha mágica. Esta última também utilize na confeção do azeite de malagueta.
Bom apetite!
:) Fiquei para babar!
ResponderEliminarEu adoro queijo e a sugestão que apresentas ...... que verdadeira delicia!
Beijinho!!!
Obrigada :) Resultou muito bem e fica tão bonita à mesa! Beijinhos
EliminarTenho a certeza de que vou gostar!!! Bj
ResponderEliminarFicou muito bom! Obrigada Pela visita :)
EliminarBeijinhos
Que pena não gostar de queijo...Tem um aspecto delicioso. Parabéns! beijinhos
ResponderEliminarOlá Claudia! Obrigada querida. Pois, para quem não aprecia queijo ... prometo uma receitinha sem queijo na próxima ;)
EliminarBeijinhos
¡¡Hola Sara!! Queso, higos y granadas suena pero que muy bien, creo que no he probado antes una combinación así, pero son ingredientes que me encantan. Me gusta esta receta que ha salido gracias a la búsqueda de incorporar la granada, y el resultado ha sido excelente. Besitos.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarHola Isabel. ¡Gracias! el contraste de los sabores resultó muy bien. me siento feliz que te haya gustado esta sugerencia. ¡besito y bienvenido a esta mi cocina!
EliminarOlá minha querida,
ResponderEliminarficou tão, mas tão linda esta entrada!! Aqui há uns tempos fiz camembert assado com geleia de romã e ficou tão bom..adorei a conjugação do sabor. O juntar do doce das tâmaras e do figo, tenho a certeza que lhe dá um sabor ainda mais especial.
Esta é claramente uma receita que se vai destacar pela beleza e riqueza de sabor!
Obrigado pela tua participação e partilha
Um beijinho enorme
Marta Dionísio
Olá Martinha :) És uma querida! Arrisquei nos sabores, pois as tâmaras podiam ofuscar a romã, mas resultou equilibrado com o tomilho e azeite de malagueta. Com geleia de romã também deve ficar uma delícia. Tens a reveita no blogue?
EliminarBeijinhos e obrigada pela forma maravilhosa com que recebes as nossas participações!
Beijo enorme
Sara
Wuaoh ficou mesmo 5* adorei a sugestao bjs
ResponderEliminarObrigada :) Resultou muito bem! Beijinhos
EliminarFicou uma entrada lindíssima e que me deixou com água na boca. Os sabores agridoces agradam-me imenso. Acho que não ia sobrar muito deste queijinho , se estivesse ao pé de mim.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Olá Márcia. Muito obrigada querida. Ficou boa sim senhora :) também adoro queijo! Beijinhos
EliminarEstá com óptimo aspecto!
ResponderEliminarAdoro camembert! E essa conjugação de sabores parece-me bem interessante!
Uma entrada fantástica e bem apelativa.
Um beijinho
Obrigada :) Resultou muito bem...também adoro queijo.
EliminarBeijinho grande e obrigada pela visita
Ficou de facto uma entrada lindíssima e de certo muito saborosa! Parabéns!
ResponderEliminarBeijinho
Joana
Obrigada Joana :) Foi daquelas que nos deixa os olhos e o paladar a brilhar ☺
EliminarBeijinho grande
Hmmm. tem bom aspeto!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigada Isabel! Beijinhos
EliminarQue delicia que deve ser! Tem tão bom aspecto! Comia já uma fatia deste queijo eheheh
ResponderEliminarVou levar a receita para experimentar.
De aprendiz a chef
Obrigada :) Resultou muito bem a combinação de sabores. Se experimentares, depois diz se gostaste!
EliminarObrigada pela visita :)