Tartelette de Doce de Ovos, Queijo de Cabra e Ameixas...Uma delícia surpreendente!


E hoje finalmente consegui cá chegar! Tinha saudades de conversar e partilhar convosco. Mas a outra paixão, a psicologia, falou mais alto e pediu que lhe dedicasse cada minuto destes últimos dias. E todo o tempo restante (muito pouco) foi dedicado àqueles que mais do que qualquer outra coisa fazem os meus olhos brilhar...os filhotes.
Entre reflexões científicas e necessidade de organizar momentos de partilha entre seres humanos maravilhosos que dedicam o seu tempo a pensar, intervir, estudar algo que nos é tão importante, a nossa Saúde Mental, a psiquiatria e a reabilitação, fui sentindo a falta de vestir o avental e mergulhar numa aventura culinária, fosse ela qual fosse. Fui sentindo falta de chegar à cozinha, pensar refeições e partilhá-las na bagunça habitual de quem tem filhos pequenos e quer aproveitar o máximo de tempo com eles, mesmo nos dias mais preenchidos de trabalho e vai tudo para a cozinha num autêntico movimento "Tudo ao molhe e fé em Deus".
Até o frigorífico já pedia que olhasse por ele!
E ontem, finalmente, pude lá chegar. Claro que as compras da semana não tinha sido feitas ainda. Abri a porta da despensa, frigorífico e lá pesquisei o que ainda havia (e não é que às vezes as melhores experiências nascem desses dias?!). 
Há 3 dias atrás tinha preparado uns ovos moles ou doce de ovos, na tentativa de conseguir partilhar uma receita tradicional deliciosa convosco. Não tendo conseguido, e ontem já restar pouco tempo para a preparar, ao olhar para eles resolvi incluí-los no miminho a preparar. Mas como adoro contrastes de sabores, agarrei o queijo de cabra e para completar a paleta de sabores e dar frescura à receita, uma vez que quer o queijo quero o doce de ovos têm personalidade forte, decidi utilizar ameixas e uns physalis. 
Como os iria envolver e combinar?...Massa folhada crocante! Sim, era isso!
Depois foi preparar as tartes, deixá-las bonitas e se não resultasse, pelo menos tinha tentado, mas o aroma que se espalhou pela cozinha denunciava sabores envolventes. E quando as tirei do forno? Tão lindas e caramelizadas! Depois foi polvilhá-las com açúcar fino e degustá-las...sentir cada sabor, textura e deixar-me levar por aquele momento! 
É extraordinário como partindo do que resta no frigorífico e arriscando combinações conseguimos um serão que nos deixa completamente deliciados.
Voltei! Voltei à minha cozinha, que embora sendo minha, também é vossa e matei saudades, assim!
Espero que gostem da sugestão.


Ingredientes (6 tartelletes):
1 base massa folhada retangular
6 ameixas
12 psysalis
100g queijo cabra
Açúcar mascavado claro q.b.
Açúcar fino q.b.

Doce de Ovos
8 ovos L
250g açúcar
120g água

Na Cuisine Companion
Prepare o doce de ovos colocando na taça, com o acessório misturador, a água e o açúcar, na vel. 4, 100º, por 20 min.
Findo esse tempo, deixe arrefecer (o botão da temperatura que fica vermelho no passo anterior, apaga a cor, correspondendo nessa altura a 50º).
Enquanto a calda arrefece parta os ovos, separando as claras das gemas. Guarde as claras no congelador para outra receita e bata as gemas.
Tendo a calda arrefecida, troque para o acessório batedor, retire a tampa reguladora de vapor e programe 12 min, 100º, vel. 4. Em seguida adicione as gemas lentamente, pelo bocal da tampa de vapor, de modo a que se incorporem lentamente.
No final do programa, coloque o doce de ovos num recipiente e deixe arrefecer.
Para montar as tartelettes, cubra as formas, previamente untadas com desmoldante ou utilize papel vegetal, com os círculos de massa folhada. Pique o fundo.
Em seguida, corte os queijo de cabra em cubos pequenos e disponha no fundo. Polvilhe com um pouco de açúcar mascavado. Preencha a forma com o doce de ovos e decore com a ameixa laminada e 2 psysalis cortados ao meio e umas folhinhas de tomilho.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º e regule para os 180º.
Retire quando a massa estiver dourada.
Sirva polvilhada com açúcar fino.

Modo Tradicional
Prepare como acima descrito.
Para a preparação do doce de ovos. Leve ao lume num tacho a água e açúcar até que atinja ponto de calda. Ao atingir esse ponto, deixe a calda arrefecer um pouco ou até 50º, caso tenha termómetro. Em seguida adicione as gemas batidas em fio e lentamente.

Bom apetite!























Comentários

  1. Que lindas e devem ser tão apetitosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina! Resultaram muito bem :) Beijinhos minha querida

      Eliminar
  2. Isso aqui em casa iria desaparecer em três tempos ahaha O meu pai então iria devorá-los! Ficaram mesmo com excelente aspecto :D

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina. Tens que experimentar :) Beijinho grande e obrigada pela visita

      Eliminar
  3. Que lindas ficaram e devem ser deliciosas. Gosto muito destes contrastes. Adorei as fotos. Impossível resistir a estas "meninas".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia. Também sou fã de contrastes de sabores :) Muito obrigada minha querida. Beijinho grande

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas