Peras Recheadas com Creme de Queijo e Bacon Caramelizado com Redução de Vinho do Porto, Especiarias e Piri-Piri




I just went to the moon and back! É de comer e chorar por mais!
É assim que consigo descrever esta sobremesa que saiu tão, mas tão bem em termos de sabor e textura.
Este fim-de-semana decidi que iria ter 3 ingredientes base - pera, queijo e bacon. E teria de criar uma sobremesa e um prato salgado com os mesmos ingredientes (é bom colocar-nos desafios).
Comecei pela sobremesa. 
Pera...Queria manter a sua integridade, mantê-la inteira. Depois namorei o vinho do Porto ruby na garrafeira. A combinação pera cozida em vinho do porto é sucesso garantido, não concordam? A ideia começou a compor-se. Descasquei as peras cuidadosamente para que a sua forma ficasse bem apetitosa. Mergulhei-as num banho de vinho do Porto, especiarias que, provoquei, com piri-piri vermelho. Deixei-as cozer lentamente...Lindas que ficaram! Com aquela cor que nos prende o olhar e as papilas gustativas começam a antecipar. 
Mas o título refere peras recheadas, lembram-se? Ora bem, é que antes de as cozer, retirei o interior que depois de cozinhadas preenchi com um belo creme de mascarpone (já perceberam que sou fã de queijo) e vagem de baunilha...Que delícia! Mas não me fiquei por aqui, pois precisava textura e nada melhor que o bacon, que caramelizei, e escondi no interior da pera com o creme de queijo, pois ao trincar queria que houvesse alguma surpresa. 
Mas fim-de-semana é fim-de-semana; Natal é Natal; e é permitida alguma indulgência calórica, logo o suco em que cozi as peras virou redução. Reduzi quase ao ponto de melaço.Agora imaginem cada garfada, sentir o sabor e textura suave da pera, intensidade da redução com a frescura do creme de queijo que se encontra. Mas nem tudo é suave, pois salta à consciência o bacon crocante e a frescura, característica do piri-piri, que aparece no fim da garfada, sem ser demasiado insinuante. 
Depois foi empratar e provar e...We just went to the moon and back! Perfeito!
O meu mano logo se apressou a acrescentar a receita ao menu da consoada. 
Experimentem, pois é uma delíciaaaa! 
Espero que gostem!...E aguardem o prato salgado, pois também resultou muito bem!



Ingredientes:
Peras (fiz 6 peras grandes)
1l vinho do porto ruby
100g açúcar mascavado claro + 3 c. sopa (para redução)
3 estrelas de anis
2 paus canela
2 c. chá aroma baunilha líquido
1/2 c. chá gengibre (pó)
1 cravinho
1 piri-piri vermelho pequeno (2/3 de polegar)
250 ml água

Creme de Queijo
250g queijo mascarpone
70g açúcar fino
1/2 vagem de baunilha

Bacon Caramelizado
70g bacon ao cubos
Azeite q.b. (apenas um pouco para molhar frigideira)
1/2 c. sopa açúcar

Fiz a receita quase toda de modo tradicional, mas deixo sugestão de como proceder com o robot de cozinha.

Modo Tradicional
Lave e descasque as peras com a ajuda de um descascador. Faça-o cuidadosamente de modo a que mantenham a forma arredondada. Deixe o pé, pois fica bonito ao servir. Depois corte um pouco a base para que assentem bem no prato. Com a ajuda de um descaroçador retire os caroços e meio, para depois as rechear, mas sem as cortar até ao topo. Borrife com sumo de lima ou limão para não escurecerem.
Coloque num tacho os ingredientes para fazer a calda para cozer as peras, exceto as 3 c. sopa de açúcar amarelo. Disponha as peras no tacho. E deixe cozer, virando-as de vez em quando para que absorvam bem o sabor da calda. Após ferver levam cerca de 30 min. ou até que, ao espetar a faca, a mesma entre sem resistência. Não utilize peras ainda verdes, pois não obterá o mesmo sabor, nem demasiado maduras, para que mantenham a consistência e inteiras.
Entretanto prepare o queijo de creme, batendo com a batedeira o queijo, açúcar e conteúdo da 1/2 vagem de baunilha. Corte a meio a vagem e raspe o miolo. Guarde a vagem, pois poderá utilizar para dar sabor a outra receita. Reserve no frigorífico.
Em seguida, numa frigideira pequena e anti-aderente coloque um pouco de azeite, apenas para barrar um pouco a frigideira, os cubos de bacon e o açúcar. Deixe caramelizar. Retire e disponha o bacon em papel vegetal, separando os cubos que tendem a colar-se uns aos outros. Reserve.
Depois de cozidas as peras, retire da calda e deixe arrefecerem. Entretanto adicione as restante colheres de açúcar à calda em que cozeram as peras e deixe reduzir. Leve quase até ao ponto de melaço, embora ao levantar a colher o líquido ainda cai facilmente, pois a consistência será mais densa depois de arrefecer.
Recheie então as peras com pedaços de bacon e o creme de queijo. Ao servir regue com a redução de vinho do porto, especiarias e piri-piri.

Na Cuisine Companion
Proceda como descrito acima para preparar as peras.
Em seguida prepare o creme de queijo, colocando na taça todos os ingredientes, com o acessório batedor. Programe vel. 6, 1, 30 min. Verifique se fica sem grumos. Reserve no frigorífico.
Depois, na taça, sem acessório, coloque os ingredientes da calda, exceto as 3 c. sopa de açúcar. Coloque as peras (se forem grandes caberão 4). Programe SlowCook P2, aumentando a temperatura para 100º. Ao fim de 30 min. verifique a cozedura das peras e vá virando até chegar ao final do programa. Após cozerem, retire as peras e deixe-as arrefecer para as poder manusear. Acrescente o restante açúcar à calda e programe novamente Slowcook P2, sem tampa de vapor. Em seguida programe Slowcook P1 para obter uma redução maior. Verifique se necessita mais algum tempo.
Na restante receita proceda como mencionado acima.
Nota: Poderá optar por cozer as peras no cesto de vapor e a calda na taça, utilizando o programa Steam, mas por 30 min. e no final regar as peras com calda. O sabor obtido, embora bom, é diferente.

Depois é deliciar-se e deixar a sua família satisfeita!





 















Comentários

  1. As fotos estão soberbas! Ultimamente não tenho comentado porque o tempo não dá para tudo, mas não tenho perdido as tuas publicações e as fotos que têm acompanhado as receitas são lindíssimas! Boas festas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! Também estou num período atrapalhadíssimo de tempo, e com imensos problemas de rede aqui na minha zona. Também tenho tido dificuldade em estar mais presente. Vou vendo, mas tenho dias que mal chego aqui.
      Muito obrigada, de coração. É bom ter-te aqui neste cantinho. Beijinhos

      Eliminar
  2. Devem ficar deliciosas!!!bj e eu adoro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gracinha. São uma delícia. Ficaram de comer e chorar por mais :) Beijinhos e obrigada pela visita

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas