Raiz de Aipo Escondida em Massa Quebrada e as MARAVILHOSAS Tábuas da Gradirripas!





Se anteriormente não era frequente encontrar raiz de aipo ou aipo-rábano, como também lhe chamam, no comércio por esta minha ilha. Agora já é um produto frequente.
Então decidi preparar duas para a consoada. Já havia feito uma receita de raiz em carne (também deliciosa) que poderá encontrar aqui, mas desta vez queria que funcionasse com uma tarte envolvida numa bela massa quebrada.
Embora goste e prefira preparar em casa as minhas próprias massas, a gestão do tempo "obrigou" a que utilizasse de compra, que cumprem bem o seu papel, quando necessário.
O resultado, para quem aprecia este tipo de tubérculo, foi tão gostoso, fazendo jus ao sabor fresco e ligeiramente picante desta raiz.
Para o empratamento utilizei uma das maravilhosas tábuas da Gradirripas - Artigos em Madeira, Lda., marca parceira do Happy Life In The Kitchen. Uma marca que adoro, uma empresa familiar, com história e que tem vincada a sua extraordinária qualidade, à qual nem Jamie Oliver ficou indiferente. 
E tão lindo e saboroso que ficou este aipo-rábano!

Espero que gostem da sugestão!


Ingredientes (rende cerca de 8 a 10 fatias):
1 raiz de aipo média
Queijo fatia q.b.
Rodelas de chourico q.b. (usei 1/2 chourico)
350g carne de vaca ou porco picada (usei de porco)
1 estrela de anis

Tomilho (alguns raminhos)
Sal e pimenta a gosto
1 massa quebrada (de compra) 
1 ovo para pincelar

Modo TradicionalArranje a raiz de aipo, escovando-a para retirar todas as impurezas e com uma faca de legumes afiada retire-lhe a casa rugosa. Optei por cozê-la na pressão e utilizei a Cookeo da Moulinex. Coza em água temperada de sal, a estrela de anis e uns raminhos de tomilho, durante 30 a 40 min. Se optar por cozinhar a vapor vá experimentando a raiz, até que ao espetar a ponta de uma faca, o aipo-rábano esteja macio. 
Entretanto tempere a carne de sal, pimenta e alho em pó. 
Quando a raiz estiver cozida, retire da panela, deixe arrefecer um pouco e coloque-a no centro da massa quebrada, num tabuleiro forrado de papel vegetal de modo a ir ao forno.
De seguida envolva com as fatias de queijo e por cima da camada de queijo, envolva com o preparado de carne, dispondo posteriormente as rodelas de chouriço a toda a volta. Posteriormente envolva com a massa quebrada, como se estive a fazer uma galette. Pincele a massa com o ovo batido.
Leve ao forno a 180º até que a massa esteja dourada e a carne cozida.
E está pronto a servir.


Um Feliz Ano Novo para todos. Que 2018 vos traga saúde, alegria e muitas receitinhas boas, junto de quem mais gostam! Beijinho grande!






Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas