Bolo Lamington de Chá Frutos do Bosque...Austrália à mesa!


E após duas semanas de ausência, eis que estou de regresso. Embora já com saudades, o certo é que este período me permitiu rumar a outras paragens, à bela Roma. Fiquei encantada com a arquitetura, a história de cada pedrinha, escultura, monumento. Embora esta não fosse uma viagem gastronómica, não pude deixar de sentir os aromas, texturas, sabores dos pratos típicos...Deliciosos!
Mas por agora deixemos Roma, a sua influência trará outras receitinhas. Hoje finalmente conseguirei deixar-vos aqui a receita deste meu bolo Lamington de Chá Frutos do Bosque.
Quando o fiz, mesmo antes de viajar, o intuito era finalmente participar no Sweet World Challenge da Lia, do Blogue Lemon and Vanilla, e da Susana, do blogue Basta Cheio. Um desafio tão doce e no qual há muito queria participar. O plano seria no regresso de Roma, no último dia do desafio, lançar o post da receita. Contudo os apelos de brincadeira e culinários por parte dos sobrinhos (com quem estive 2 dias) levou a melhor e não consegui chegar ao computador. (já vos disse que tenho os melhores sobrinhos deste mundo e arredores?) Vamos lá ver se não falho o próximo!
O Lamington é um bolo australiano, tradicionalmente servido como pequenos quadrados de 4 cm. de bolo esponja recheados com geleia e/ou chocolate e com cobertura de chocolate e coco. Só posso dizer que são uma delícia que traz à mesa um dos países que mais curiosidade tenho em conhecer, a Austrália, país que para além de uma gastronomia rica, recebeu de braços abertos uma diversidade de gastronomias maravilhosa.
O certo é que atualmente vão-se encontrando variedades apetitosas de lamingtons. Para este desafio optei por uma versão bolo que nos encantou e que já foi pedido para confecionar novamente cá por casa.
Espero que gostem!
Lia e Susana, apesar de não ter escrito o post a tempo, obrigada por este desafio docinho e maravilhoso e parabéns pelos seus 2 anos. Que venham muitos mais!


Ingredientes (2 formas de 18 cm):
1 ch. = medida de 250ml

Bolo
1,5 ch. de açúcar em pó
12 ovos
120g manteiga
380g farinha s/fermento
1 c. chá fermento
4 saquetas de chá frutos do bosque
Corante vermelho gel q.b.

Calda
100ml de chá frutos do bosque 
200g chocolate culinário
4 c. sopa açúcar em pó
2 c. sopa manteiga

100g coco ralado
1 frasco de geleia de frutos do bosque de boa qualidade

Na Cuisine Companion
Coloque na taça com o acessório batedor o açúcar em pó, ovos e manteiga. Bata na vel. 7 por 10 min. Depois adicione o corante e bata mais 2 min. Em seguida adicione a farinha misturada com o fermento e pó do chá, tudo previamente peneirado. Programe vel. 4, por 30 seg. A farinha não incorporada, incorpore com a ajuda de uma espátula. Acrescente um pouco de corante, se necessário, se a cor não estiver do seu agrado após incorporar os secos.
Borrife 2 formas de 18 cm. altas com desmoldante ou manteiga e farinha. Coloque papel vegetal no fundo para não pegar. Volte a passar desmoldante no fundo.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 min. ou até que o palito saia seco.
Entretanto lave a taça e com o acessório de triturar/amassar coloque o chocolate e restantes ingredientes da calda. Programe 50º por 7 min. Verifique se necessita mais tempo. Reserve. A calda apresenta-se com uma consistência para o líquido. Ganhará mais alguma consistência ao arrefecer.
Quando os bolos estiverem cozidos, retire-os do forno. Deixe-os arrefecer um pouco na forma e depois retire e acabe de arrefecer numa grelha. Em seguida, corte os topos de modo a que fiquem direitos e corte cada bolo ao meio. Um dos círculos de baixo de bolo deverá ser a parte que ficará como topo depois de recheado, para que o bolo fique direito.
Recheie o bolo com a geleia de frutos do bosque e uma camada de chocolate. Repita para as outras três camadas. Em seguida cubra o bolo com a calda de chocolate e polvilhe todo o bolo com coco ralado.

Modo Tradicional
Proceda como descrito acima, mas utilizando a batedeira. Não bata muito na incorporação dos secos, para que não fique um bolo pesado. Envolva só com espátula se preferir.
A calda faça-a em banho-maria.

Bom apetite!





Comentários

  1. Já fiz em versão quadrados pequenos e gostei muito.
    Assim em bolo deve ser delicioso, ficou lindo.

    ResponderEliminar
  2. Acabei de beber um chávena de chá de frutos do bosque! Esse bolo teria sido uma bela companhia! Ficou lindo! É a cor também ficou fantástica! Adoro bolos assim em camadas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto! Acho que vou experimentar para bolo do próximo fim de semana :D

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  4. Adorei este teu bolo e, embora não tenhas deixado o link e eu me tenha esquecido dele (mil desculpas - e por isso o link
    e importante...), faço questão que esteja no nosso round up e, como tal, vai já para lá!
    Adoro frutos vermelhos e, como tal, posso imaginar o quão delicioso é este teu bolo.
    Vou já actualizar o post!!
    Um beijinho e obrigada por esta tua participação.
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Já está!!
    Um beijinho e obrigada uma vez mais,
    Lia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas