Favas Guisadas "À Minha Moda"...Comida de conforto para estes dias frios!
Sempre que falamos em Açores e o seu tempo, pensamos em Verões húmidos e em Invernos não excessivamente frios, pelo menos "aquele" frio seco, mas o certo é que as mudanças climáticas estão aí. E devo dizer-vos: - brrrrrrrr, que frio está nesta minha ilha.
E com a chuva a bater na janela e o frio que se faz sentir apetece comida reconfortante. Daquela que mergulhamos o garfo, um pedacinho de pão e nos aquece. Então saíram umas favas. Deliciosas.
Engraçado que quando era pequena e até há alguns anos atrás não comia favas guisadas. Não gostava. Agora não as dispenso, aliás.
Espero que gostem. Experimentem. Coloco enchidos no início da confeção para que se desfaçam um pouco e fiquem incorporados no molho (fica maravilhoso!) e adiciono outros mais no fim. Para que os encontremos a cada garfada.
Ingredientes (6 pessoas):
1kg de favas (usei congeladas, pois agora não há frescas)
125g pimento vermelho cortado às tiras
125g pimento verde cortado às tiras
1 cebola média picada
1 dente alho grande picado
80 ml azeite
2 c. chá massa de malagueta ou pimentão
150g bacon aos cubos
2 chouriços negros cortados às rodelas
1 farinheira cortada às rodelas
1 caldo de galinha
1 folha de louro
1 ramo de coentros (reserve alguns para picar e servir frescos para polvilhar as favas)
1 ramo de alecrim
Sal q.b.
Água q.b.
Nota: Se usar massa pimentão doce acrescente 1 piri-piri
Na Cuisine Companion
Na taça, com a ultrablade, coloque o alho e a cebola e dê-lhe uns toques de turbo até que fiquem picados.
Depois, troque a lâmina para o misturador. Adicione o azeite e programe Slow Cook P1. No fim do programa coloque os pimentos. Programe novamente Slow Cook P1. Em seguida adicione o bacon, 1 chouriço negro e os ramos de alecrim e coentros (costumo atá-los com fio culinário para ser fácil retirar no final) e faça novamente Slow Cook P1.
No final do programa coloque os restantes ingredientes. A água deverá ser só até ao limite das favas para não ficar com excesso de líquido. Tempere. Cuidado com o sal, pois o chouriço e bacon temperam, de modo a que não fique salgado. Pode retificar mais à frente, se necessário e depois do molho apurar. Programe Slow Cook P2 e aumente o tempo para 1h30. A meio do programa retire a tampa reguladora de vapor para apurar o molho e acrescente os restantes enchidos. No final do slow cook verifique a cozedura das favas.
Sirva polvilhado com coentros picados.
Modo Tradicional
Comece por picar a cebola e o alho. Refogue-os num tacho com o azeite.
Após refogar a cebola, até que fique translúcida, acrescente os pimentos, o bacon, 1 chouriço negro, 2 ou 3 rodelas da farinheira e os ramos de alecrim e coentros (costumo atá-los com fio culinário para ser fácil retirar no final). Deixe refogar até que o pimento quebre um pouco e o chouriço, 2 ou 3 rodelas de farinheira e bacon caramelizem ligeiramente.
De seguida, coloque os restantes ingredientes. Acrescente água, só até ao limite das favas para não ficar com excesso de líquido. Tempere. Cuidado com o sal, pois o chouriço e bacon temperam, de modo a que não fique salgado. Pode retificar mais à frente, se necessário e depois do molho apurar. Deixe ferver em lume médio/alto e, depois reduza, para que as favas cozam e o molho apure. Quando estiver quase acrescente os restantes enchidos.
Sirva polvilhado com coentros picados.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!