Massa Sovada...Tradição Açoriana à mesa da Páscoa!




Não se pode falar de gastronomia açoriana sem falar de massa sovada. Quem nos visita e por cá passa uns dias ou períodos mais prolongados prova de certeza este pão doce maravilhoso. Ótimo para acompanhar com um chá ao lanche e a acompanhar pratos salgados, como a nossa emblemática Alcatra Regional (ver receita aqui). Alcatra sem massa sovada é maravilhosa, mas não é a mesma coisa.
Cá em casa como em qualquer casa açoriana, não dispensamos a massa sovada nas épocas festivas (aliás todo o ano!), mas no Espírito Santo e na Páscoa tem sempre aquele gostinho tão, mas tão especial! Cor dourada e brilhante, massa bem levedada e cheia de sabor, tradicionalmente cozida em folhas grandes, como do inhame e outras. 
Poderão encontrar algumas nuances de confeção nas diferentes ilhas. Esta que apresento é a da Ilha Terceira, minha ilha berço que tanto amo! Partilho como a minha família a faz há anos, sendo que não sovamos a massa após começar a levedagem, ao contrário de algumas receitas tradicionais. Contudo a "sova" é essencial para este pão tão característico. Aliás é o que lhe dá o nome. Por isso, encha-se de força e vontade e "sove" bem para que o glúten se desenvolva e o fermento atue na perfeição. Estique a massa e volte a trazê-la ao centro. E repita, repita, porque vale cada minuto!
Tenho a certeza que se a experimentarem esta é uma receita que fará parte das vossas receitas habituais.
Como habitualmente apresento a receita no modo tradicional e para robot de cozinha, com fotos passo-a-passo.
Espero que gostem e termino com votos de uma Santa e Feliz Páscoa para todos! Que nesta época renasça a esperança, solidariedade, amizade e muito amor.


Ingredientes (para a Cuisine Companion faça 1/4 da receita da massa, o fermento é igual):

Fermento (é preparado na véspera)
1 batata doce grande 
1 ovo batido ligeiramente com um garfo
1 c. sopa de açúcar
10g fermento padeiro seco ou 20g fresco (utilizei seco)
125g farinha (cerca de) - para o robot apenas 100g
Água morna q.b. para diluir o fermento padeiro

Massa
2 kg farinha T65 s/fermento
250g de açúcar
1 c. sopa de canela
1 c. sopa de erva doce moída (podem colocar menos, mas cá em casa adoramos!)
10 ovos
400g manteiga derretida, mas não a ferver
1/2 l leite morno
10g fermento fermento de padeiro seco (apenas para a confeção tradicional e diluído num pouco de água morna)
1 c. chá raspa de limão
1 pitada de sal
1 ovo batido para pincelar

Nota: Derreto a manteiga no leite quando o aqueço até ficar morno

Na Cuisine Companion
Prepare o fermento na noite anterior.
Lave bem a batata doce. Coza-a na taça, com casca. Coloque água na taça (coloco já quente da torneira), a batata, sem acessório e programe 120º por 15 min. Verifique se está cozida. Retire e pele a batata.
Retire a água da taça e passe papel toalha para secar. Coloque o acessório de amassar triturar. Triture a batata doce cozida, dando-lhe uns toques de turbo. Vá abrindo a tampa para empurrar o puré que fica nas paredes da taça. Quando estiver em puré, adicione os restantes ingredientes do fermento, sendo que deve diluir o fermento de padeiro num pouco de água morna. Programe Pastry P1, alterando o tempo para 30 seg. Retire da taça e coloque o preparado numa tigela e tape com papel aderente. Deixe a levedar durante a noite. No dia seguinte de manhã deverá apresentar-se fofo e algo esponjoso. O fermento preparado na CC não apresenta tanta abertura (como se fosse uma esponja) quanto o em modo tradicional, contudo é normal e não compromete em nada o seu papel na massa e crescimento da mesma.
Para a massa coloque todos os ingredientes na taça, exceto o fermento preparado na véspera, com o acessório de amassar/triturar. Para a canela e erva doce utilizei 1 c. chá para cada. Programe Pastry P1, alterando o tempo para 30 seg. A massa deverá apresentar os ingredientes todos incorporados. Nessa altura adiciona o fermento preparado na véspera. Programe Pastry P1. Faça paragens frequentes, pois caso contrário entrará em SECU, pois é uma massa densa.
Quando pronta retire da taça e numa superfície enfarinhada sove a massa durante mais alguns minutos - 10 a 15, esticando e dobrando para o centro.
Em seguida coloque a massa numa tigela enfarinhada e tape com papel aderente ou um pano de cozinha e abafe com um cobertor.
Deixe levedar cerca de 4 a 5h. Irá crescer bastante.
Depois de levedada. Forme os bolos. Faça-lhe um corte pequeno em cruz no centro. Poderá colocar um ovo. Coza o ovo com casca de cebola previamente para a casca do ovo ganhar cor. Para as 500g de farinha dará dois bolos pequenos ou 1 médio. Pincele com ovo batido.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 min. ou até que se apresente dourada e no teste do palito sair seco, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Se verificar que está a alourar rapidamente e ainda não está totalmente cozida. Coloque uma folha de alumínio por cima do bolo de massa para que coza sem ganhar cor excessivamente.
Quando retirar do forno barre com a ajuda de um pincel ou pano com manteiga. Deixará a massa sovada bem brilhante e apetitosa!

Modo Tradicional
Prepare o fermento na noite anterior. 
Lave bem a batata doce e coza-a com a pele. Quando cozida, retire-lhe a pele e reduza a puré. Ao puré adicione o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna. Adicione em seguida a farinha de trigo. Deverá obter uma massa de consistência média. Tape o recipiente com papel aderente e deixe levedar durante a noite.
Costumo deixar dentro do forno. Sem esse estar quente. Apenas para proteger o preparado de flutuações de temperatura.
No dia seguinte de manhã prepare a massa.
Coloque a farinha num alguidar juntamente com o açúcar, a canela e a erva doce. Poderá peneirar estes 3 ingredientes. Não o costumo fazer. 
Faça um buraco no centro e coloque os ovos, batendo-os ligeiramente com as mãos, mas sem os misturar com a farinha ainda. Adicione a manteiga derretida, o leite e raspa de limão. Vá envolvendo com as mãos com os ovos. Por fim adicione a massa de fermento. Amasse, envolvendo a farinha e até que a massa faça bolhas e se solte do alguidar. Tape com uma toalha, abafe com os abafadores/cobertores num local quente. Costumo colocar num banco ao pé de um aquecedor, e deixe levedar por cerca de 5h a 7h. Utilize um alguidar grande, pois irá crescer bastante.
Quando levedada, vá retirando do alguidar as quantidades de massas pretendidas para os tamanhos de bolos que pretende fazer. Forme-os e disponha-os sobre uma toalha enfarinhada por cima de uma mesa. Polvilhe os bolos com farinha e cubra-os com outra toalha, por cerca de trinta minutos.
Pincele em seguida os bolos com ovo batido. Leve-os ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 min. ou até que se apresente dourada e no teste do palito sair seco, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Se verificar que está a alourar rapidamente e ainda não está totalmente cozida. Coloque uma folha de alumínio por cima do bolo de massa para que coza sem ganhar cor excessivamente.
Quando retirar do forno barre com a ajuda de um pincel ou pano com manteiga. Deixará a massa sovada bem brilhante e apetitosa!
Durante o dia vou adicionar vídeo da sova.

 
Massa

Massa + Fermento



Massa Levedada - Modo Tradicional

Massa Levedada - Na Cuisine Companion
Bolo - Modo Tradicional

Bolos - Modo Tradicional

Bolos - Modo Tradicional

Bolo - Na Cuisine Companion

Preparado na Cuisine Companion

Preparado de Modo Tradicional


Preparado na Cuisine Companion

Preparado de Modo Tradicional









Comentários

  1. Levo a receita comigo para fazer. Que aspecto fabuloso! Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta massa é maravilhosa Sofia. Experimente fazer a alcatra e molhar esta massa no molho...Maravilha! Terá a Terceira em casa. Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas