Granola...mais uma forma de a fazer DELICIOSA!


Sim, ainda há dias vos deixei uma receita de granola. Então porque vos estou a deixar outra novamente num curto espaço de tempo? Simples, porque esta granola é top! Do melhor que comi, bem estaladiça e saborosa e não podia deixar de a partilhar convosco.
A receita foi partilhada ontem pelo Rui Ribeiro do Faz&Come. Conhecem o blogue? Se não, têm mesmo de conhecer. Dos melhores blogues do nosso país. Receitas saborosas, simples, práticas e partilhadas com fotos que nos deixam água na boca. 
O Rui dizia categoricamente que era a sua receita preferida...não duvidei nem por um segundo e fui para a cozinha, até porque necessitava repôr o stock de granola (na realidade, mesmo que tivesse frascos e frascos de granola, teria ido na mesma). Fiz ligeiras alterações de acordo com os gostos aqui de casa e com o que estava no despenseiro. Não me desiludi...A culinária tem destas coisas, pequenas diferenças nos ingredientes ou modo de confeção tornam diferentes os resultados. Que mundo maravilhoso este!
Das vantagens de fazermos granola caseira falei-vos no outro artigo, mas nunca é demais recordar. Sabemos os ingredientes que colocamos. A criatividade é o limite e podemos criar diferentes variações de acordo com o nosso gosto, para além de ficar bem mais económico. O que poderemos querer mais?!
Vá! Façam como eu e vão já experimentar!


Ingredientes:
200g de flocos de aveia
75g de mix de sementes
50g de óleo de côco ou azeite
60g de açúcar amarelo
120g de mel ou geleia de agave
1 pitada de sal
150g de avelãs
50g de amêndoas laminadas
50g de lascas de côco desidratado
50g de sultanas

Na Cuisine Companion
Com o acessório misturador, coloque na taça o mel e o óleo de côco. Programe vel. 3, 100º, 3 min.
Depois adicione esta mistura aos flocos de aveia, sementes, amêndoas laminadas (se tiver amêndoa já tostada adicione depois com os restantes frutos) e açúcar, com uma pitada de sal. Envolva bem com a ajuda da espátula.
Coloque o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 170º cerca de 20 min. ou até que a granola se apresente dourada. Mexa o preparado passados 1 min. para que doure toda a granola.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco.
Adicione depois as avelãs inteiras, lascas de côco e sultanas. Deixe arrefecer completamente e guarde em frascos herméticos. 

Modo Tradicional
Pré-aqueça o forno nos 170º
Coloque o óleo de côco num tachinho e leve ao lume até derreter.
Adicione o mel e misture bem.
Coloque os restantes ingredientes (flocos de aveia, sementes, amêndoas laminadas (se tiver amêndoa já tostada adicione depois com os restantes frutos) e açúcar, com uma pitada de sal) num tabuleiro grande forrado com papel vegetal.
Regue com a mistura de mel e óleo e misture bem com uma espátula.
Espalhe bem a granola no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, ou até que fique dourado. Passados 10 min., retire o tabuleiro do forno, misture e espalhe novamente. Quando estiver dourada retire do forno.
Deixe arrefecer ligeiramente e adicione os restantes ingredientes. Envolva bem.
Deixe arrefecer completamente e distribua por frascos herméticos.

Receita adaptada daqui.






Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas