Salada Quente de Quinoa Vermelha





Tem dias em que nos permitimos alguma indulgência nas receitas que preparamos (e adoro fazê-las!), contudo para o podermos fazer convêm intercalar receitas mais faustosas do ponto de vista calórico e nutricional com receitas saudáveis. Mas se pensam que saudável é sinónimo de chatice no que diz respeito ao sabor...Nem pensar! Podemos ter o melhor dos dois mundos: sabor e saudável numa mesma refeição.
A sugestão que vos deixo hoje é mesmo isso. É uma receita excelente. A quinoa é um alimento maravilhoso, cheio de sabor e valor nutricional, sendo muito saciante. Deve ser bem lavada antes de cozinhar. Cozinha-se com o racio do arroz: uma chávena de quinoa para duas de água e cerca de 15 minutos após a água ferver. Combinei-a com legumes, tomate cereja fresco e uns chips de couve Kale (já vos deixo a receita destes últimos caso ainda não a tenham).
Decidi adicionar um pouco de linguiça cá da terra, pois os homens cá de casa gostam de carne, mas podem suprimir a linguiça e ficam com uma refeição vegetariana e cheia de sabor à mesma.
Espero que gostem!


Ingredientes (4 a 6 porções):
250g quinoa vermelha
500ml água
Sal a gosto
1/2 cebola roxa picada
1 dente de alho picado
2 cougettes pequenas cortadas aos pedaços pequenos
1 beringela pequena cortada aos pedaços pequenos
1 cenoura grande às rodelas 
6 mini pimentos cortados finamente
1 c. chá sementes de coentros e mostarda moídas
2 c. sopa bem cheia de coentros frescos picados
1 malagueta vermelha comprida picada finamente
150g linguiça às rodelas
40 ml azeite
Tomate cereja fresco cortado ao meio

Guarnição
Chips de couve kale
Coentros picados

Na Cuisine Companion
Coloque na taça o acessório misturador e os 500ml de água (costumo colocar já morna da torneira). Adicione a quinoa e tempere com sal. Programe 100º, vel. 2, 20 min. Se colocar a água fria faça 25 min.
Quando pronta, retire a quinoa da taça, escorra e reserve.
Em seguida e depois de picar os legumes ( poderá fazê-lo na taça para a cebola e alho com a ultrablade dando uns toques no turbo) coloque na taça o azeite, cebola e alho picados. Programe Slow Cook P1. No final adicione os restante legumes e linguiça, exceto o tomate cereja. Tempere. Programe novamente Slow Cook P1. 
No final do programa passe a Slow Cook P3 sem tampa reguladora de vapor. Verifique a cozedura dos legumes.
Depois retire-os da taça e escorra-os num passador de rede para que não fique excesso de líquido na salada. Reserve o azeite que escorrer para utilizar noutra ocasião.
Envolva por fim a mistura de legumes na quinoa vermelha. Guarneça com tomate cereja fresco cortado ao meio e está pronto a servir!

Modo Tradicional
Coza a quinoa num tacho em 500ml de água temperada com sal cerca de 15 minutos, após a água ferver.
Quando pronta, retire a quinoa do tacho, escorra e reserve.
Em seguida e depois de picar os legumes refogue a cebola e alho picados em azeite. numa frigideira anti-aderente. Quando a cebola se apresentar macia adicione os restante legumes e linguiça, exceto o tomate cereja. Tempere. Salteie este preparado.
Quando salteado retire da frigideira e escorra num passador de rede para que não fique excesso de líquido na salada. Reserve o azeite que escorrer para utilizar noutra ocasião.
Envolva por fim a mistura de legumes na quinoa vermelha. Guarneça com tomate cereja fresco cortado ao meio e está pronto a servir!










Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas