Esparguete de Courgette e Cenoura com Molho de Alho Francês


Hoje deixo-vos uma receita fácil de preparar e numa vertente saudável, embora tenha feito uso de bacon, a gordura do mesmo é a única que utilizei.
Há uns dias atrás ao fazer zapping naquele bocadinho da noite que me resta para espreitar a televisão, no canal My Cuisine, estavam a preparar um molho de alho francês e leite que me prendeu a atenção e me fez logo sentir vontade de adaptar ao meu esparguete de courgette. O certo é que conseguimos assim um molho interessante, cheio de sabor embalado pelo leite utilizado e pelo parmaggiano regianno. Aconselho vivamente a que experimentem, pois o resultado é delicioso e bem mais saudável.
Escusado será dizer que com a ajuda da mandolina V3 da Borner Portugal em 5 minutos tinha os vegetais todos preparados e cortados na perfeição. Assim até dá gosto, principalmente nas semanas em que o tempo teima em manter-se em fuga.


Ingredientes (4 a 6 pessoas):
4 courgettes grandes
4 cenouras grandes
500 ml leite + um pouco se necessário apenas
300g alho francês picado
sal e pimenta a gosto
1 ch. (de 250 ml) de queijo grana padano + para polvilhar
10 fatias finas de bacon (poderá usar em alternativa frango assado ou cozido ou tofu crocante aos cubos)
Manjericão a gosto

Modo Tradicional
Comece por preparar o molho. Limpe e lave bem o alho francês descartando a folhagem verde que poderá reservar para caldos ou molhos.
Pique o alho francês em rodelas com a ajuda da mandolina. Leve-o a cozer ao lume num tacho com o leite. Tempere de sal e pimenta a gosto, embora com algum cuidado pois irá adicionar posteriormente o queijo. Deixe cozinhar tapando o tacho. Deixe uma saída de vapor se a tampa não a tiver. Levará cerca de 30 minutos. Se necessário acrescente um pouco de leite.
Estando o alho francês cozinhado passe a varinha mágica de modo a obter um creme suave. Adicione o queijo ralado. Compro o queijo e ralo em casa, pois tem melhor qualidade e menor teor de gordura do que os comprados ralados/em pó. Triture até incorporar o queijo. Retifique temperos e está pronto. Reserve o molho.
Enquanto tem o alho francês ao lume, lave as courgettes e descasque as cenouras. Corte-as em esparguete com a ajuda da mandolina (uso a da Borner Portugal). 
Depois corte as fatias de bacon em tiras finas. Leve a um wok quente para caramelizar um pouco o bacon na própria gordura. Caso queira poderá adicionar um pouco de azeite, mas apenas um pouquinho. 
Tendo o bacon caramelizado adicione os legumes cortados. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Adicione umas folhinhas de manjericão. Salteie os legumes. Os mesmos deverão manter textura daí que não deverá mantê-los muito tempo ao lume, pois cozinham rápido e poderão ficar suaves demais.
Em seguida, com o wok ainda ao lume, adicione o molho de alho francês.
Sirva polvilhado de grana padano e guarneça com umas folhas de manjericão.














Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas