Coroa de Bacalhau e Pimentos com Batatas e Grelos Salteados com Chouriço



E o bacalhau não pode faltar à mesa da consoada!

Ingredientes (3 a 4 porções):
600 a 800g de bacalhau (lombo) demolhado 
Azeite q.b. 
Alecrim e salsa a gosto 
600 a 800g batata miúda para assar 
2 pimentos vermelhos 
1Kg grelos (se não encontrar frescos, pode utilizar congelados) 
1 chouriço (pode usar picante, opcionalmente) 
2 dentes de alho bem picados 
Pimenta rosa q.b. 
1 gema para pincelar (opcional)

Modo Tradicional
Comece por escalfar o bacalhau. Coloque água num tacho com um dente de alho e louro. Quando levantar fervura coloque o bacalhau. Quando a água voltar a borbulhar apague o lume e deixe o bacalhau estar na água 15 a 20 minutos. Depois retire, lasque e reserve.
Não descarte a água em que escalfou o bacalhau.
Em alternativa poderá marinar um pouco o seu bacalhau durante 2 horas antes de o confecionar, regando-o com azeite q.b., 2 hastes de alecrim e salsa. 
Descasque as batatas e corte-as em rodelas, não muito grossas, e leve a cozer na água do bacalhau, retificando os temperos, até que as batatas se apresentem cozidas, mas firmes. Não pretende que se desfaçam. Escorra a água e reserve as batatas. 
Em seguida, ferva cerca de 100ml de azeite extra virgem com alecrim, durante 5 a 10 minutos. Reserve. 
Lave e limpe de pevides os pimentos. Corte-os em cubos ou tiras conforme preferir. Salteie em azeite, até que “quebrem”, mas não percam toda a textura. Reserve. 
Depois num tabuleiro redondo de ir ao forno e onde vai servir o bacalhau disponha rodelas de batata a toda a volta, como se fosse uma coroa. Deixa o centro vazio. Em seguida disponha lascas de bacalhau, em seguida pimentos. Salsa ou alecrim picado. Depois volte a dispor uma camada de bacalhau. Deverá terminar com uma camada de batata. 
Pincele a coroa com gema de ovo ou regue com azeite. Leve ao forno para ganhar um pouco de cor. Poderá usar durante um pouquinho a função grill, para dourar rápido, mas com cuidado para não secar o bacalhau. 
Sirva acompanhado de grelos (dispostos no centro da travessa) salteados com chouriço e alho. Regue a coroa ao servir com o azeite aromatizado com alecrim. Guarneça com salsa ou funcho e pimenta rosa.

Comentários

As mais vistas