Em jeito de Amuse Bouche...Morcela com Laranja


Um dos pratos que representam a Ilha Terceira é a excelente morcela acompanhada com laranja. É um deleite degustar os seus sabores numa bem regional casa de pasto ou à nossa mesa.
Há uns tempos atrás, com o mote de reinterpretar alguns dos nossos sabores regionais e icónicos, pensei nestes pequenos pedacinhos cheios de sabor, quase como se fossem uns amuse bouche, pedacinhos que comemos numa só dentada oferecidos gentilmente pelos chefs ao irmos a um restaurante.
À nosse morcela com laranja adicionei um queijo cremoso e cebolinho, tudo bem arrumadinho numa caixinha crocante que lhe trouxe textura e um aspeto tão mimoso. Agora o certo é que por mais bonito que possa ser, convém que o sabor corresponda. E é sempre arriscado reinterpretar sabores tão conhecidos e tão nossos. O receio de que se desvirtue em demasia está presente, mas o extraordinário de se ser amador na cozinha é que o atrevimento em experimentar quase aparece sem bater. E pronto cá está a minha reinterpretação.
Cá em casa estes pedacinhos ficaram mais que aprovados. E quem provou, aprovou! Agora fico à espera da vossa opinião!




Ingredientes (cerca de 30 amuse)
4 folhas de massa filo grandes (8 folhas se usar forma de alumínio de cupcakes) 
Manteiga derretida q.b. 
1 morcela (2 morcelas se usar forma de alumínio de cupcakes) 
2 laranjas (gomos e raspa) 
Açúcar Amarelo q.b. 
Pimenta q.b. 
200g queijo creme (300g se usar forma de alumínio de cupcakes) 
Sal a gosto 
Cebolinho q.b.

Modo Tradicional
1. Comece por assar a morcela. Picando‐a com um palito antes de levar ao forno a 180º, por 15 min. 
2. Entretanto estenda 1 folha de massa filo numa bancada limpa. Barre com manteiga derretida. Sobreponha outra folha e repita o procedimento até que as 4 folhas estejam todas sobrepostas e untadas com manteiga.
3. Depois corte quadrados pequenos (se usar uma forma de pão ducat) ou de tamanho adequado para cobrir os moldes de uma forma de alumínio de cupcakes.
4. Forre as formas com papel vegetal. Coloque os quadrados de massa em cada orifício das formas, de modo a criar uma caixinha ou taças para o recheio.
5. Abra a morcela assada e retire o miolo e coloque um bocado do mesmo no fundo de cada caixinha/taça de massa filo. Repita até que preencha todas as caixinhas de massa filo que fez.
6. Em seguida coloque ½  a 1 gomo de laranja e polvilhe com açúcar amarelo e pimenta a gosto. 
7. Leve ao forno a 180º cerca de 15 a 20 min. Ou até que a massa filo se apresente cozinhada. 
8. Retire e verifique se as porções de massa que ficam escondidas (lados) nos moldes usados estão ou não douradas. Se não estiverem, leve um pouco mais ao forno (cerca de 5 minutos) já com as caixinhas de massa e morcela retiradas das formas, num tabuleiro forrado com papel vegetal, para alourar as laterais da massa.
9. Bata o queijo creme com uma vara de arames, temperando com um pouco de sal e raspa de laranja.

10.Quando os amuse bouche arrefecerem, com a ajuda de um bico de pasteleiro, faça uma gota em cada caixinha de queijo creme. Guarneça com raspa de laranja e cebolinho picado.

Nota: Usei para fazer as caixas de massa filo a forma de pão Ducat da Tescoma. Em alternativa, se não tiver a mesma, use formas de cupcakes de alumínio. Ficará com umas taças de morcela com laranja maiores em jeito de fingerfood.
















Comentários

  1. Até deu água na boca,....parece que sinto até o sabor delicioso,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas