Panadinhos de Casca de Abóbora


Gosto, se possível, aproveitar os ingredientes no seu todos dando-lhe utilizações que os dignifiquem, tragam sabor e textura às refeições cá de casa e evitando desperdício desnecessário.
A abóbora é dos meus ingredientes preferidos. Todos os anos a pequena horta cá de casa presentei-a-nos com uns belos exemplares. Este ano poucas, mas lindas de morrer. Adoro ir à porta do quintal e ficar a observá-las, depois de colhidas, estendidas pelos muros.
E quando digo que este ano eram lindas, também posso acrescentar que eram enormes e permitiu-me uma série de utilizações: sopas, assada, doces, bolos. 
As sementes são separadas cuidadosamente e ficam para sementeira e para secar e torrar com especiarias.
Das cascas, bem lavadas, e como não utilizamos químicos na horta, faço panadinhos. E posso dizer-vos que ADORO! Faço-os com a casca em cru para que tragam textura aos pratos que vão acompanhar. Embora confesse que sou capaz de comer só mesmo os panadinhos.
Faço com qualquer tipo de casca de abóbora. Devemos usar é abóbora biológica garantindo, assim, que não vamos confeccionar cascas em cru que tenham tido a utilização de químicos/tóxicos.
Agora é ir para a cozinha e experimentar dizendo NÃO ao desperdício!


Ingredientes:
Casca de abóbora lavada 
Farinha de milho fina q.b.
Ovo q.b.
Pão ralado q.b.
Sal a gosto
Cominhos em pó a gosto
Paprika fumada doce a gosto

Modo Tradicional
Utilize abóbora biológica. Corte e prepare a sua abóbora. Reserve as cascas. Lave-as bem. Corte a casca às tiras. Ferva-as 10 minutos em água. Seque depois em papel toalha ou pano de loiça. 
De seguida prepare um recipiente com a farinha de milho, outro com ovo ligeiramente batido, outro com o pão ralado ao qual adicionou sal a gosto (seja generoso, pois não se tempera a casca), cominhos em pó, cerca de 2 c. chá e a mesma quantidade de paprika fumada doce. Se pretender um resultado com algum calor/picante ao invés de paprika doce adicione uma c. chá de paprika picante.
Aqueça óleo numa frigideira anti-aderente ou em fritadeira.
Passe as cascas pela farinha, depois pelo ovo e finalmente pelo pão ralado temperado. Frite a 180º até que se apresentem douradas.
Escorra e coloque a secar em papel toalha. 
Salpique com flor de sal (opcional) e está pronto a servir!

Comentários

As mais vistas