Tarte de Carne e Queijo Creme com Cebola Roxa



Tartes simples! São sempre uma bela refeição ou petisco num daqueles dias em que nos apetece estar de sofá no "dolce far niente".
Nesta época, prestes a terminar com o Dia de Reis, o trabalho tem sido mais que muito, a vontade de compor a mesa e ter receitinhas especiais também, pelo que num destes dias queria dedicar a tarde totalmente para a criançada (que queria fazer campeonatos dos jogos recebidos no Natal). Qual a solução? Uma tarte! E confecionada rapidamente, o que com a ajuda da mandolina V3 da Borner (podem ver aqui) para cortar a cebola, foi meta fácil de atingir.
Optei por combinar uma carne moída de vaca com queijo creme e uma saborosa cebola roxa.
E num ápice, mas não resistindo a dedicar-lhe um bocadinho de tempo a recortar umas folinhas e botões de flores, a tarte rápida transformou-se num belo quadro à mesa...com muito sabor e tão bonitinha!
Espero que gostem!


Ingredientes:
2 bases de massa quebrada de compra 
500g carne moída de vaca
300g queijo creme tipo philadélfia
1 cebola roxa grande
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1/2 c. chá tomilho seco
1/2 c. chá alecrim seco
1 pitada de paprika doce fumada
1 fio de azeite
Pão ralado q.b.
1 ovo para pincelar

Modo Tradicional
Coloque uma base de massa quebrada numa tarteira forrada com papel vegetal. 
Coloque outra folha de papel vegetal por cima da massa. Encha com feijões e leve a massa ao forno pré-aquecido a 180º por 15 min. para pré-cozer a massa.
Entretanto tempere a carne com sal e pimenta e o queijo com os restantes ingredientes. Reserve o queijo e leve a carne a alourar numa frigideira anti-aderente quente com um fio de azeite. Salteie a carne para que aloure, sem a deixar cozinhar totalmente, pois irá ao forno e não queremos que fique demasiado seca. Adicione o queijo temperado e envolva bem. Retifique temperos.
De seguida descasque a cebola roxa e, com a ajuda da mandolina corte-a em rodelas finas. Reserve.
Por esta altura a massa já pré-cozeu. Retire do forno tirando os feijões e folha de papel vegetal. Polvilhe a base da massa com pão ralado quanto baste (ajudará a absorver o líquido da carne, de modo a que a base não amoleça). Disponha em seguida o preparado de carne e queijo e cubra tudo com as rodelas de cebola roxa.
Passe depois à decoração se assim decidir, ou em alternativa poderá tapar a tarte com a outra base de massa fazendo-lhe um corte em cruz no centro para sair o vapor acumulado.
Se optar decorar a imaginação é o limite. Para esta cortei tiras de carne que fui dispondo do centro para os lado. Recortei folhas e enrolei umas tiras de massa para fazer uns botões de flores.
Por fim pincele a massa com o ovo batido e leve ao forno a 180º 25 a 30 min.
Acompanhe com uma salada de verduras e tomate cereja.








Comentários

As mais vistas