Bundt de Maracujá com Recheio Queijada de Maracujá



O dia estava anormalmente calmo. Daqueles dias em que temos tempo para deixar voar o pensamento. 
Nesses dias, a presença dos nossos faz-se sentir tão deliciosamente, principalmente aqueles que estão sem estar já...É bom recordar quem nos cuidou, quem nos acarinhou de forma tão tranquila. E no meio deste deixar-me ir em memórias, voltei a estar na casa dos meus avós maternos. A casa da pequena, firme e tão carinhosa Maria Líga - mulher de fibra e exímia cozinheira - e do Manelzinho (assim o chamavam carinhosamente todos aqueles que se cruzavam no seu caminho) - homem grande em todos os sentidos e que dedicou a vida à família e ao trabalho. E tão lindos que eles eram! Gente humilde, mas de valores e princípios inabaláveis. Afetuosos e transmitindo que se deve respeitar, escutar e valorizar os outros, os nossos e o que vivemos!
A D. Maria Lígia era uma mulher que, na cozinha, do nada fazia tudo (já vos contei noutro texto) e fazia-nos umas refeições tão saborosos! Ainda recordo o seu bolo charlotte (até me "cresce água na boca" ao recordá-lo, pois até hoje não encontrei um que fosse igual) e os seus deliciosos gelados de pauzinho, como lhe chamávamos. Para além destes mimos habituais, também nos presenteavam com algumas iguarias diferentes ou que não era habitual termos em casa, como a cana de açúcar que o avô trouxe certo dia para provarmos feito um chupa-chupa; ou o maracujá,! Sim, o maracujá! O delicioso maracujá que sorvíamos feito iguaria inesperada e desconhecida, com seus sabores que fazem bolhinhas saltar-nos do interior das bochechas pela sua doçura envolta em acidez. E foi a imaginar-me na marquise dos avós, no seu sorriso e no maracujá (sim, no maracujá!) que saltei de um dia anormalmente calmo e lancei-me na cozinha para fazer este bundt que vos deixo hoje e que fui compondo em quantidades e sabores como se estivesse há  algumas décadas atrás na cozinha da D. Maria Lígia, - mulher pequenina, firme e tão carinhosa!



Receita confeccionada na minha Cooking Chef da Kenwood Portugal...E como foi fácil temperar o chocolate branco.

Ingredientes:

Recheio
225g queijo creme tipo philadelphia temperatura ambiente
150g açúcar em pó
1 ovo
1 c. chá baunilha
7 a 8 c. sopa de farinha T65 s/fermento
12 c. sopa de polpa de maracujá com sementes (se usar lata, cerca de metade da lata)

Bolo
190g manteiga temperatura ambiente
225g açúcar
2 ovos
190ml de polpa de maracujá
300g farinha T65 s/fermento
50ml de buttermilk (prepare adicionando 1 c. chá de limão a 50ml leite e deixe repousar 5 min.)
1 c. chá sumo limão
1 c. chá fermento
1/2 c. chá bicarbonato de sódio

Cobertura
300g chocolate branco


Na Cooking Chef da Kenwood Portugal
Pré-aqueça o forno a 180º. Não esqueça de pré-aquecer o forno, pois como irá usar bicarbonato e o mesmo começa a atuar mal entre em contato com os ácidos da massa, não quer perder tempo a pôr o bolo no forno.
Unte uma forma (usei a Kugelhopf da Nordic Ware) com manteiga amolecida/derretida ou desmoldante.
Comece por preparar o recheio. Numa taça e com a ajuda de um fouet bata ligeiramente o queijo creme. De seguida adicione o restantes ingredientes e envolva bem, evitando bater em demasia. Não pretendemos um recheio muito líquido, mas sim mais firme e consistente. Reserve no frigorífico enquanto prepara a massa do bolo.
Para preparar a massa do bolo bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar na cooking chef na vel. 6 até que a mesma se apresente bem fofa e esbranquiçada. Não se apresse neste passo.
Depois com a cooking chef em funcionamento e na mesma velocidade adicione os ovos um a um. Só adiciona o seguinte quando o anterior estiver totalmente incorporado.
Adicione depois a polpa de maracujá que adicionou ao buttermilk e sumo de limão. Bata na vel. 3 ou 4 até incorporar. Depois aumente a velocidade para 6 e bata mais um pouco.
Por fim adicione a farinha junto com o fermento e bicarbonato. Bata em vel. baixa. Se for necessário adicione alguma da farinha que ainda não esteja incorporada com espátula.
Em seguida coloque metade da massa do bolo na forma, em seguida disponha o recheio (irá restar algum recheio) com a ajuda de um saco de pasteleiro ou colher e termine com o resto da massa do bolo.
Leve ao forno por cerca de 40 min. ou até que o palito saia seco.
Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer 15 min. na forma. Transfira depois para uma grelha de arrefecimento. Deixe arrefecer completamente.
Aí tempere o chocolate branco na cooking chef selecionando o programa automático Sweets, Tempering, White Chocolate e siga as instruções. Começa a derreter 200g e reserva 100g para adicionar posteriormente, como lhe é solicitado no programa.
Quando o chocolate estiver temperado, i.e., o programa terminar, sem ter que estar com termómetros ou a mexer, como no modo tradicional, aplique no bolo. Deixe o chocolate solidificar (o que é rápido estando temperado).

Sugestão de guarnição - aplique pedacinhos de folhas de ouro comestível e decore com flores comestíveis.

Modo Tradicional
Proceda como descrito acima usando a batedeira que tiver. A vel. 6 ou 5 corresponde a uma vel. média alta e a 3 vel. baixa.
Para temperar por adição o chocolate leve dois terços a derreter em banho-maria. Até que atinja 45º. Retire do lume. Adicione o restante terço de chocolate e mexa sempre até que este último terço derrete e fique incorporado e continue a mexer até que atinja 28º.
Em alternativa pode apenas derreter o chocolate e deixe estar um pouco à temperatura ambiente para baixar de temperatura e aplique.


















Sairam umas queijadas com o resto do recheio



Comentários

  1. Que maravilha, deve estar delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas