Guisado de Carne com Couve - Flor Assada


E hoje o almoço foi de conforto no dia em que celebramos o conforto que é termos LIBERDADE. E nunca esquecendo que é preciso cuidar do que recebemos de "mão beijada" e que outros tiveram que conquistar. 
Deixo-vos então a minha carne guisada! 
Receita elaborada com a mandolina V3 da Borner Portugal.




Ingredientes (rende 6 a 8 porções):

1200g de carne de vaca para guisar

Temperar a carne com:
Sal e pimenta q.b.
2 c. chá paprika
1,5 c. chá alecrim desidratado

2 cebolas roxas cortadas às rodelas
1 tomate grande
4 cenouras 
1 pimento vermelho grande
1 terço de uma 1 couve-flor grande
1,5 c. chá de mistura de cebola e alho desidratado
2 cálices de vinho do porto
1 caldo de galinha (usei caseiro)
Água q.b. 
800g batata cortada aos cubos 
2 c. sopa polpa de tomate
2 c. sopa de maizena
Sal, pimenta e azeite q.b.

Couve-flor assada
Dois terços de 1 couve-flor grande
Sal e pimenta q.b.
1 a 2 c. chá de paprika doce fumada
Azeite q.b.

Raminhos de funcho para guarnecer

Modo Tradicional
Corte a carne em cubos. Adicione os temperos e deixe descansar 30 min.
Entretanto corte a cebola em rodelas com a ajuda de uma mandolina e o pimento corte às tiras retirando as sementes e pedúnculo (uso a V3 da Borner Portugal que é excelente). Lave depois a couve-flor. Divida a couve-flor nos floretes. Reserve dois terços da mesma para assar, a restante irá guisar com a carne.
Lave bem as cenouras, pois vai usar com a casca. Corte em pedaços médios. Corte em viés para ficarem com um aspeto mais cuidado no prato.
Preparei a carne na panela de pressão, mas se não tiver poderá usar o tacho, aumentando o tempo de confeção da carne.
Leve o azeite à panela de pressão, com a cebola. Deixe refogar até a cebola ficar translúcida. De seguida adicione o pimento, couve-flor, tomate e cenouras. Tempere com um pouco de sal,pimenta e alho e cebola desidratada. Salteie um pouco. 
Adicione os cubos de carne e deixe alourar. Quando alourados regue com o vinho do porto e deixe evaporar o álcool e desenvolver o sabor.
Junte depois água quente até cobrir a carne, a polpa de tomate e o caldo de galinha. Retifique temperos. Se usar panela de pressão, sele a tampa e deixe cozinhar por 40 min. Se utilizar tacho irá precisar mais tempo para a carne ficar tenra.
Enquanto a carne cozinha disponha os floretes dos restantes dois terços da couve-flor num tabuleiro forrado com papel vegetal. Salpique com sal e pimenta, bem como com a paprika doce fumada. Se gostar de comida picante, poderá usar a paprika picante. Regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180º até que a couve-flor se apresente dourada. 
Descasque as batatas e corte em cubos. Reserve.
Quando a carne se apresentar cozinhada, prove e verifique se necessita retificar temperos. Adicione as batatas aos cubos. Retire o molho em excesso, se houver. E deixe cozinhar as batatas, sem ser em pressão. Pretende-se que o molho reduza e apure nesta fase em que as batatas estão a cozinhar.
Quando as batatas estiverem cozinhadas adicione a maizena diluída num pouco de água ou em molho frio que retirou anteriormente. Adicione a maizena e mexa. Deixe cozinhar mais uns 5 minutos e está pronto.
Sirva a carne guisada dispondo por cima a couve-flor assada e raminhos de funcho, o que dará um sabor excelente a uma simples carne guisada.
Espero que gostem!






Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas