Ganache de Caramelo Salgado...Um pedacinho do céu!


E a tão esperada receita da ganache de caramelo salgado está aqui! 
Há receitas simples que nos levam numa viagem de pura gula...Esta é uma destas receitas. A cada colherada que degustamos é um autêntico vôo de cremosidade cheio de sabor que se derrete aos poucos...Deixei-vos cheios de vontade de a experimentar? É mesmo essa a intenção, pois é imperdível provar esta ganache.
É uma receita para recheios de bolos, combinar com gelados, frutos secos e iogurte; um mundo de possibilidades!
Vá, corram. Vejam se têm tudo na despensa e vão experimentar esta maravilha.
Verá abaixo que a receita leva glucose. Caso não tenho ou não encontre, pode fazer a receita na mesma. Aqui a glucose previne a cristalização do caramelo, pelo que se não a tem, arrisque e avance sem medos. Vale a pena!

Ingredientes (para rechear bolos deve dobrar ou triplicar a receita consoante nº camadas:
270g açúcar
100ml água
30g glucose
250ml natas (uso frescas)
8g flor de sal
200g chocolate negro
50g manteiga

Modo Tradicional
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com o açúcar, água e glucose. Deixe caramelizar. Quando atingir a cor âmbar adicione as natas cuidadosamente, pois irá borbulhar bastante. Cuidado para não se queimar. Para evitar salpicos maiores aqueço um pouco as natas (até tépidas) antes de adicionar ao caramelo. Adicione a flor de sal. Envolva. Retire do lume e junte o chocolate picado bem miudinho. Deixe descansar um pouco (5 min.) para que o chocolate vá derretendo. Nessa altura a ganache deve apresentar uma temperatura de cerca de 35º. Envolva bem, adicione a manteiga. Mexa bem para emulsionar ou passe a varinha mágica.
Poderá usar após arrefecer e solidificar. Caso não utilize logo, conserve num frasco hermético no frigorífico.
Prefiro as natas frescas pois têm um teor de gordura que dá à ganache um brilho muito interessante, contudo pode usar de caixa com teor de gordura >35%.
Pode conservar no frigorífico até 1 semana. 
Se usar natas de caixa, que têm um período de durabilidade maior poderá congelar até 1 mês.




Comentários

As mais vistas